Catorze concelhos em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 ago (Lusa) -- Catorze concelhos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Santarém e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sabugal e Oleiros (Castelo Branco), Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Moimenta da Beira (Guarda), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Bragança, Vila Real e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 68 incêndios, que foram combatidos por 1.449 bombeiros, com o apoio de 369 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a noite e início da manhã. O vento tende a ser fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, no litoral oeste e no barlavento algarvio, em especial durante a tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

Quanto às temperaturas, são esperados 28 graus celsius de máxima em Faro, 24 em Lisboa e 21 no Porto.

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade

A partir do início da manhã. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de nordeste, e as temperaturas a rondar os 26 graus de máxima no Funchal.

Já nos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado nos três grupos de ilhas com boas abertas, tornando-se encoberto para a noite.

No grupo central e oriental prevê-se a queda de aguaceiros geralmente fracos, mais frequentes na madrugada e manhã.

Como máximas o IPMA prevê 27 graus em Santa Cruz das Flores, 26 na Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

RCP // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".