Receitas turísticas crescem 10,4% no primeiro semestre para 4.086 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) - As receitas do setor de turismo aumentaram 10,4% entre janeiro e junho, face ao mesmo período em 2013, para um total de 4.086 milhões de euros, indicam os dados oficiais do setor, hoje divulgados.

O maior crescimento homólogo teve origem nos viajantes que vieram da Bélgica e do Reino Unido, de acordo com os números do Banco de Portugal, que apontam também para uma quebra no que respeita aos gastos de turistas brasileiros e dos Estados Unidos.

Os turistas provenientes do Reino Unido foram os que mais aumentaram os seus gastos em termos absolutos: no primeiro semestre, fizeram uma despesa total de 715 milhões de euros, mais 101,1 milhões do que na primeira metade do ano passado, o que se traduz num crescimento de 16,5%.

São também os britânicos que têm um maior peso nas receitas turísticas totais, representando 17,5% dos 4.086 milhões de euros do período de janeiro a junho.

No entanto, a maior variação positiva da receita deveu-se aos turistas belgas, com uma subida de 21,6% no mesmo período, ainda que para um total de apenas 107,3 milhões de euros (2,6% do total).

Em contrapartida, os gastos realizados por turistas provenientes dos Estados Unidos (EUA) registaram uma quebra de 18,7% para um total de 184,5 milhões de euros, enquanto que a receita originada pelos turistas brasileiros caiu 13,5% para 164,6 milhões de euros, mostram também os números hoje divulgados.

No que respeita às dormidas turísticas apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística, hoje divulgadas pelo Turismo de Portugal, que tiveram um crescimento acumulado de 11,4% até junho, para 19,5 milhões, o maior aumento teve lugar entre os hóspedes espanhóis (mais 22,5%), seguidos pelos belgas (mais 17,3%) e franceses (13,2%).

No entanto, continuam a ser os turistas do Reino Unido aqueles que perfazem um maior número de dormidas no setor, com um peso de 24,3% do total, seguidos pelos alemães (14,9%) e pelos espanhóis (9%).

Apesar do decréscimo nas receitas turísticas, tanto os turistas brasileiros como os turistas dos EUA aumentaram a duração de estadias, com crescimentos de 13% e 1,9%, respetivamente.

Quanto ao saldo da balança turística, aumentou 13,6% neste primeiro semestre, para um total de 2.456,3 milhões de euros. Em causa esteve a subida da receita para 4.086 milhões (mais 10,4%), tal como o aumento das despesas para 1.629,8 milhões de euros (mais 5,9%).

IYS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.