Empresários afirmam que comboio Porto/Vigo sem paragem em Viana é inviável

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 08 jul (Lusa) - Os empresários de Viana do Castelo afirmam que o novo comboio direto entre Porto e Vigo (Espanha) não será viável sem uma paragem intermédia naquela cidade, alerta que já fizeram chegar ao Ministério da Economia e do Emprego.

Numa nota enviada ao ministro Álvaro Santos Pereira, a que a Lusa teve hoje acesso, a direção da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) afirma que uma ligação sem esta paragem, tal como já acontece desde 02 de julho, "afastará utilizadores e inviabilizará comercialmente a operação".

Os empresários acrescentam que a reclamada paragem em Viana do Castelo "não demorará mais de quatro minutos", tendo em conta o limite de 30 quilómetros por hora no atravessamento da ponte Eiffel e daquela cidade. Por se tratar de uma linha única, entre Nine/Viana do Castelo/Valença, acrescentam, "será praticamente impossível planear uma ligação, regular e diária, sem paragem intermédia".

As ligações diárias do novo serviço ferroviário entre Porto e Vigo, que reduz o tempo de viagem em 45 minutos - de mais de três horas para duas horas e quinze minutos -, deixaram há uma semana de ter qualquer paragem intermédia, contra as 14 anteriores, entre as quais uma em Viana do Castelo.

Na posição transmitida ao ministro da Economia e do Emprego, a AEVC recorda que Viana do Castelo é capital de distrito e que tem uma localização "intermédia e central" na ligação de 175 quilómetros entre Porto e Vigo, serviço agora realizado de forma direta pelo comboio "Celta", explorado em conjunto pela CP -- Comboios de Portugal e pela congénere espanhola Renfe.

A associação indica que a situação de Viana do Castelo "contrasta" com outras localidades do Minho (distrito de Braga), por não ter ligações ferroviárias diretas, como Alfa e Intercidades, com Porto, Lisboa e Faro, num "cenário de isolamento da região" que foi "agravado" com a introdução de portagens nas ex-Scut (autoestradas sem custos para o utilizador).

Apesar da "satisfação" com a garantia de modernização da Linha do Minho, utilizada para a ligação entre Porto e Vigo, a AEVC sublinha que esse serviço "não poderá deixar de incluir uma paragem em Viana do Castelo".

"É uma exigência de todos: empresários, autarcas, sociedade civil", recordam, na nota enviada ao ministério liderado por Álvaro Santos Pereira.

O Governo português prevê mais de 110 milhões de euros para a modernização e eletrificação da Linha do Minho até 2016, investimento que permitirá reduzir o tempo de viagem entre Porto e Vigo para 90 minutos.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.