Confiança dos consumidores europeus volta a cair em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) - O indicador de confiança dos consumidores da União Europeia (UE) e da zona euro registou um novo decréscimo em agosto face a julho, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pela Comissão Europeia.

De acordo com uma informação da Direção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros, o indicador de confiança dos consumidores nos 28 Estados-membros da UE registou em agosto um decréscimo de 0,9 pontos, face ao mês anterior, para -6,4 (-5,5 em julho).

Já na zona euro, o mesmo indicador apresenta uma variação negativa de 1,6 pontos para -10 , comparativamente com os valores do mês de julho (-8,4), adianta o mesmo organismo europeu.

O mesmo índice já tinha recuado cerca de um ponto em julho, face a junho, tanto no conjunto da UE como na zona euro.

Quanto ao indicador de sentimento económico, em julho manteve-se "globalmente estável na zona euro (mais 0,1 pontos para 102,2), enquanto decresceu na UE (por 0,6 pontos para 105,8)".

A Direção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros realiza regularmente inquéritos em diferentes setores da economia, nos Estados-membros da UE, incluindo a indústria, serviços, comércio a retalho e construção, tal como os consumidores.

IYS (ACC) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.