Agência Espacial Europeia e Arianespace assinam acordo para lançar 12 satélites do sistema Galileo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 21 ago (Lusa) - A Agência Espacial Europeia e o consórcio Arianespace assinaram um contrato para o lançamento de 12 satélites que completarão a constelação Galileo, o sistema europeu de navegação via satélite, anunciou hoje a empresa.

Os lançamentos, que começarão no próximo ano, serão feitos num foguetão Ariane 5 ES, que tem a capacidade de transportar quatro satélites em cada voo, refere um comunicado da Arianespace.

O contrato foi assinado em Kourou, na Guiana francesa, onde se situa a base de lançamento da Arianespace, que tem previsto para hoje o lançamento de mais dois satélites do sistema europeu de navegação Galileo.

A Arianespace já colocou em órbita quatro satélites, em 2011 e 2012, que estão 'pré-operacionais', garantindo com o lançamento de hoje o início da operação do sistema Galileo, a resposta da Europa ao sistema de navegação americano GPS e ao Glonass russo.

O Galileo é o sistema europeu de navegalão por satélite, e promete um "altamente preciso e seguro sistema de posicionamento global sob controlo civil", de acordo com a informação disponível no site oficial deste projeto europeu, que assume que o sistema é compatível com os sitemas de navegação por satélite GPS norte-americano e com o Glonass russo.

O sistema garante "precisão em tempo real até ao metro" e assume que, em caso de problemas técnicos, avisará os utilizadores "em poucos segundos, tornando-o, assim, utilizável para aplicações de segurança como guiar carros, conduzir comboios ou aterrar aviões".

MBA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.