Dois quadros do banco central na administração provisória do BES Angola

| Economia
Porto Canal / Agências

Luanda, 21 ago (Lusa) - O Banco Nacional de Angola (BNA) nomeou dois quadros próprios para a administração provisória do Banco Espírito Santo Angola (BESA), no âmbito das medidas de "saneamento" da instituição, detida maioritariamente pelo BES português.

A informação foi indicada hoje à agência Lusa por fonte oficial do BNA e confirma a nomeação para o BESA de António Manuel Ramos da Cruz, para administrador provisório coordenador, e de João Fernando Quiuma, como administrador provisório.

A intervenção no BESA, indicou à Lusa a mesma fonte, foi decidida em sessão extraordinária do Conselho de Administração do BNA realizada a 31 de julho - quatro dias antes do anúncio público do plano de "saneamento" do BESA -, e resulta da aplicação da Lei das Instituições Financeiras de Angola (Lei n.º 13/05).

A nomeação destes dois quadros do BNA para administradores provisórios daquele banco - detido em 55,71% pelo Banco Espírito Santo - resulta da aplicação do artigo n.º 112 da mesma lei.

Segundo o texto da legislação, consultado pela Lusa, este artigo é aplicado quando a instituição em causa está "em risco de cessar pagamentos" ou se se encontrar "numa situação de desequilíbrio financeiro" que "pela sua dimensão ou duração" represente "ameaça grave para a solvabilidade".

Também caso a administração de um banco "não ofereça garantias de atividade prudente, colocando em sério risco os interesses dos credores", ou se a organização contabilística ou os procedimentos de controlo interno apresentarem "insuficiências graves que não permitam avaliar devidamente a situação patrimonial da instituição".

A legislação estabelece que os administradores designados pelo organismo de supervisão (BNA) - pelo prazo máximo de um ano - podem, nomeadamente, "vetar as deliberações da assembleia geral" ou convocar as reuniões daquele órgão.

Em conferência de imprensa realizada a 04 de agosto, em Luanda, o Governador do BNA, José de Lima Massano, anunciou a adoção de "medidas extraordinárias de saneamento" do BESA, visando "a reposição dos termos de sustentabilidade financeira e operacional do banco".

"Não contemplando, para já, a intervenção do Estado desse banco ou o envolvimento de quaisquer fundos públicos", esclareceu na altura o Governador.

De acordo José de Lima Massano, na origem desta decisão esteve a "degradação da carteira de créditos" do BESA, o que "afetou os níveis de liquidez e de solvabilidade" daquele banco e levou à emissão, pelo Estado angolano, de uma garantia soberana, que entretanto será revogada.

Estas medidas, enfatizou, visam "garantir a proteção dos depositantes e o cumprimento das demais responsabilidades do BESA", assim como "assegurar a contínua estabilidade do sistema financeiro nacional".

O plano de saneamento envolverá a conclusão da "avaliação detalhada da totalidade da carteira de crédito" do BESA - informações tornadas públicas em Portugal e Angola nas últimas semanas apontam para um volume de 5,7 milhões de dólares (4,1 milhões de euros) - e a sua "afetação à componente a ser incorporada nos prejuízos".

PVJ // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eurodreams sem totalistas, mas são distribuídos três segundos prémios

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve três apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.