Acções da Espírito Santo Saúde sobem e superam 4,30 euros oferecidos pela Ángeles

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) -- As ações da Espírito Santo Saúde (ESS) estão hoje de manhã a subir e já valem mais do que os 4,30 euros por título oferecidos pelo grupo mexicano Ángeles, no âmbito do anúncio da Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Pelas 09:02, os títulos da ESS avançavam 1,52% para 4,34 euros, superando o valor oferecido pela Ángeles, que na terça-feira anunciou o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da empresa portuguesa.

Os 4,30 euros que o grupo mexicano oferece por cada ação da ESS, incorporam um prémio de 9,05% por cada título, em relação ao último preço de negociação das ações de terça-feira (3,943 euros), avaliando a empresa em 410,8 milhões de euros.

A ESS entrou em bolsa a 12 de fevereiro, com um preço de 3,20 euros por ação.

A Ángeles detém atualmente 6,97% da empresa portuguesa liderada por Isabel Vaz.

Na quarta-feira, a Ángeles divulgou ao mercado dois comunicados: o primeiro referia que o grupo mexicano e os seus presidente e vice-presidente tinham adquirido ações da empresa portuguesa entre 18 de julho e 14 de agosto, passando a deter uma participação de 3,32%; e o segundo dava conta da aquisição de um lote de 3.487.792 ações ordinárias representativa de 3,65% do capital social da ESS.

O Diário Económico noticia hoje que a "Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a analisar as compras feitas pelo Grupo Ángeles e os seus administradores", adiantando que o "regulador financeiro está a avaliar se estas transações configuram abuso de informação privilegiada".

Na mesma linha, o jornal Público avança que a OPA da Ángeles sobre a ESS "pode conter o crime de abuso de informação privilegiada", porque "mesmo na véspera do anúncio da proposta de compra, [...] o grupo mexicano continuou a comprar ações da ESS".

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de julho de 2014.

CSJ (SYP/EO) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.