Quatro concelhos com risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 ago (Lusa) - Quatro concelhos de Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Mação (Santarém), Vila de Rei, Sardoal e Oleiros (Castelo Branco).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 81 incêndios, que foram combatidos por 1.714 bombeiros, com o apoio de 447 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente e na zona norte períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, diminuindo de nebulosidade durante a manhã e tarde. O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral durante a tarde.

Na região sul, o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral oeste até ao início da manhã.

O vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de noroeste, rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve e soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde.

É esperada uma pequena descida da temperatura máxima.

Em relação às temperaturas, são esperados em Castelo Branco máximas de 30 graus celsius, 29 em Beja e Évora, 28 em Bragança, 27 em Ponta Delgada, 26 em Faro Coimbra e Vila Real, 25 em Lisboa e 22 no Porto. Viana do Castelo será a cidade menos quente com máximas a rondar os 21 graus.

RCP // PMC

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.