Primeira obra de Siza Vieira na China vai ser inaugurada no dia 30 de Agosto

| País
Porto Canal / Agências

Pequim, 21 ago (Lusa) - A primeira obra de Siza Vieira na China - um edifício de escritórios, desenhado em parceria com o arquiteto Carlos Castanheira - vai ser inaugurada no dia 30 de agosto na província de Jiangsu, no leste do país.

Trata-se de um edifício com cerca de 10.000 metros quadrados, encomendado por uma empresa de Taiwan instalada em Huaian, a Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co., e foi construído num lago artificial que funciona como reservatório daquela unidade industrial, referiu hoje à Lusa o arquiteto Carlos Castanheira.

A inauguração contará com a presença dos dois arquitetos portugueses, que se encontram há já alguns dias na China para tratar de outros projetos, adiantou Carlos Castanheira.

"Estamos na Ásia há cerca de dez anos. Primeiro no Japão, depois na Coreia do Sul e agora na China", disse aquele arquiteto acerca da sua parceria com Siza Vieira.

Antes de se deslocarem a Huaian, os dois arquitetos irão a Taiwan, para inaugurarem um edifício de apoio a um 'court' de ténis, e a seguir viajarão até Macau, onde estão a projetar a recuperação de um histórico hotel.

"Xi Zha" (Siza, em chinês), galardoado em 1992 com o Pritzker Prize, o Nobel da Arquitetura, é um nome muito admirado entre os arquitetos chineses, nomeadamente por Wang Shu, o primeiro chinês distinguido com aquele prémio, há três anos.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).