Ébola: Dois nigerianos deixam isolamento no Vietname por ausência de sintomas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hanói, 21 ago (Lusa) -- O Vietname anunciou hoje ter dado alta aos dois cidadãos nigerianos, colocados em isolamento à sua chegada ao país na quarta-feira, por não apresentarem sintomas do vírus do Ébola.

Os resultados dos exames não são ainda conhecidos, mas o Ministério da Saúde vietnamita informou que a sua condição melhorou desde que chegaram, com febre, provenientes do seu país de origem.

"Depois de 24 horas de monitorização, os dois pacientes já não tinham febre e não mostravam sinais anormais ou sintomas relacionados com o Ébola", indicou em comunicado divulgado na noite de quarta-feira.

Os dois homens vão ser colocados sob um programa de "vigilância comunitária" por um período de três semanas a contar a partir da data em que deixaram a zona afetada, detalhou o ministério.

O Vietname introduziu controlos de temperatura obrigatórios nos seus dois maiores aeroportos em Hanói e Ho Chi Minh.

Não existe tratamento nem vacina, um cenário que faz do Ébola um dos mais mortais e contagiosos vírus para os seres humanos.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então, com 1.229 mortos.

Desde o início deste surto, em março, já foram registados 2.240 casos de infeção, o que levou a OMS a decretar, no dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Uma série de países da África ocidental já declararam também o estado de emergência e várias fronteiras foram encerradas.

DM (PAL/SBR) // DM.

LUsa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.