Tóquio reúne-se com oposição síria para esclarecer alegado sequestro de japonês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 21 ago (Lusa) -- Funcionários japoneses reuniram-se com líderes da oposição síria na Turquia para pedir a sua ajuda com vista à libertação de um cidadão japonês, alegadamente sequestrado na síria por um grupo jihadista, informa hoje a agência Kyodo.

O encontro ocorreu na passada segunda-feira com o chefe da Coligação Nacional Síria, Hadi al-Bahra, em Istambul, a pedido do Governo nipónico, segundo fontes citadas pela agência noticiosa Kyodo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico recusou confirmar a informação.

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou, esta terça-feira, a autoria do sequestro de um cidadão japonês que se encontrava na Síria alegadamente a colaborar com uma fação armada rival.

Haruna Yukawa, de 42 anos, foi alegadamente sequestrado quando acompanhava membros da Frente Islâmica -- organização formada por sete grupos rebeldes envolvidos na guerra civil síria -- durante um embate com combatentes do Estado Islâmico, de acordo com um relato de um responsável da primeira organização feito à agência noticiosa japonesa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão ainda não confirmou oficialmente o sequestro de Haruna Yukawa, apesar de terem sido difundidos dois vídeos da sua detenção no passado fim de semana e do Estado Islâmico ter reivindicado a sua captura através da Internet.

Além disso, a televisão pública NHK informou hoje ter recebido, esta quarta-feira, uma mensagem dos presumíveis sequestradores, os quais confirmaram que um cidadão nipónico estava com eles.

A reunião com o chefe da oposição síria no exílio é a primeira ação conhecida -- ainda que não confirmada -- realizada pelo Governo de Tóquio para esclarecer as confusas circunstâncias do sequestro.

Apesar de ainda não serem claros os motivos que levaram Yukawa à Síria, os 'media' japoneses asseguram que se converteu ao Islão e integrou as fileiras dos combatentes rebeldes.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.