Governo brasileiro anuncia medidas para ampliar crédito imobiliário

| Mundo
Porto Canal / Agências

Brasília, 20 ago (Lusa) - O governo brasileiro anunciou hoje medidas para ampliar o crédito imobiliário, designadamente um novo título que deverá atrair principalmente os investidores estrangeiros, segundo o Ministério da Fazenda.

"Além da garantia adicional, esses títulos têm a vantagem da isenção de Imposto de Renda. Conhecido no exterior como 'covered bonds', esse tipo de instrumento ainda não existia no Brasil", afirmou o ministro Guido Mantega, em entrevista à imprensa.

O novo título, denominado Letras Imobiliárias Garantidas, será uma fonte adicional de receitas para o setor, com potencial de aumentar a oferta de crédito, segundo o ministério.

O pacote de medidas também inclui a centralização das certidões do imóvel num único cartório, o que simplifica as operações, a possibilidade de usar um imóvel usado como garantia de financiamento e a autorização de concessão de empréstimo consignado (com parcelas debitadas no salário do comprador a juros mais baixos).

As mudanças serão efetivadas por meio de medida provisória, promulgada pela Presidência da República.

FYB // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.