Reserva Federal dividida quanto ao mercado laboral nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 20 ago (Lusa) - A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, mostrou-se dividida, na sua última reunião, quanto aos progressos no mercado laboral dos Estados Unidos, um fator decisivo para a política monetária, indicam as atas divulgadas hoje.

Alguns dos participantes na reunião do comité de política monetária da Fed de 29 e 30 de julho disseram que a descida da taxa de desemprego é um bom indicador da melhoria da situação, mas outros defenderam que há ainda um elevado número de desempregados de longa duração e muitos trabalhadores a tempo parcial, sinais de uma retoma frágil.

Nessa reunião, a Fed manteve as taxas de juro próximas de zero e decidiu continuar a reduzir em 10 mil milhões de dólares o seu programa de compra de ativos, que passou a ser de 25 mil milhões de dólares mensais, montante destinado a apoiar a economia.

O programa de estímulos deverá terminar no outono, mas a Fed tem evitado apontar uma data concreta para uma eventual subida das taxas de juro, que poderá ocorrer antes do previsto (meados de 2015) se a recuperação económica se consolidar.

A próxima reunião de política monetária do banco central norte-americano está prevista para setembro e a presidente da Fed, Janet Yellen, dará uma conferência de imprensa no final.

EO // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.