Bruxelas nega negociações para segundo plano de ajuda a Portugal

Bruxelas nega negociações para segundo plano de ajuda a Portugal
| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia negou hoje que esteja a negociar uma ajuda "cautelar" com as autoridades portuguesas, apontando que só avaliará as opções para apoiar Portugal no regresso aos mercados na altura devida, "e a altura não é agora".

Questionado sobre a notícia do diário espanhol El Pais, segundo a qual a Comissão Europeia está a negociar com Lisboa um novo plano de ajuda, para acautelar um regresso bem sucedido de Portugal aos mercados no próximo ano, quando expirar o atual programa de resgate negociado com a 'troika', o porta-voz dos Assuntos Económicos e Monetários disse hoje em Bruxelas que a resposta à questão "é simples: não há negociações em curso nesta altura".

"Avaliaremos as opções apropriadas para facilitar uma saída suave de Portugal do programa (atual) quando chegar a altura, e a altura não é agora", declarou Simon O'Connor, porta-voz do comissário Olli Rehn.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.