Reposição de areias na Costa da Caparica só podia ter sido feita no verão

| País
Porto Canal / Agências

Almada, 20 ago (Lusa) - O secretário de Estado do Ambiente afirmou hoje que a obra de reposição de areias nas praias da Costa da Caparica, que hoje terminou, só podia ter sido feita no verão, por razões técnicas e processuais.

Paulo Lemos explicou que a empreitada não estava prevista para este ano, mas apenas quando o Porto de Lisboa fizesse as suas drenagens, acrescentando que a obra foi decidida pelo ministro do Ambiente, em março, na sequência das tempestades.

"Portanto, há todo um procedimento que tem de ser desenvolvido em termos de concurso e projeto que demoram o seu tempo. [O procedimento] Foi excecionalmente rápido relativamente ao que é costume em termos de administração pública, tendo em conta os valores envolvidos e também porque eram financiamentos comunitários, que têm de respeitar prazos", frisou o governante, que esteve na Costa de Caparica para assinalar o fim da reposição das areias.

O secretário de Estado justificou a empreitada, que se iniciou a 27 de junho e que terminou hoje - uma semana antes do inicialmente previsto.

"Não há nenhum técnico que aconselhe que a obra seja feita no inverno. Nunca foi feita no inverno. As reposições de areias na Caparica foram sempre feitas no verão, porque não há garantias que o mar estará em condições. Mesmo no verão tivemos de interromper porque as condições do mar não permitiam a reposição das areias. Não pode ser feita em mais ocasião nenhuma a não ser no verão", sublinhou Paulo Lemos.

Questionado sobre as queixas dos concessionários de que o volume da areia não é o suficiente, antevendo cenários idênticos ao do inverno passado, o secretário de Estado afirmou que a obra realizada é a adequada tendo em conta o momento em que foi realizada.

"Este foi o volume de areia que os técnicos nos disseram que era o adequado. Não está prevista uma segunda fase. Mas atenção, estas praias da Caparica já foram alimentadas várias vezes. O que podemos garantir é que, por um lado, as condições balneares não têm nada a ver com a situação que encontramos no fim das tempestades, quando a água batia no paredão em quase todas as praias", assegurou Paulo Lemos.

Para o secretário de Estado estão reunidas as condições necessárias até ao final da época balnear, além de garantir que as praias da Costa da Caparica estão agora mais resistentes e preparadas para fazer face a futuras intempéries.

"A praia está muito mais resiliente no caso de haver um inverno mais rigoroso. Acreditamos que esta obra é a adequada para o momento em que foi feita. (...) Uma situação daquelas foi excecional e não se repete todos os anos", afirmou Paulo Lemos.

Num comunicado divulgado na terça-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) referia que hoje estavam concluídas das obras de reposição de areias nas praias da frente urbana da Costa de Caparica e São João, "intervenções estruturantes e absolutamente necessárias para a proteção deste troço costeiro".

Estas obras, que "implicaram a alimentação artificial de um milhão de metros cúbicos de areia ao longo de uma frente marítima de cerca de quatro quilómetros", custaram "cerca de cinco milhões de euros".

O mau tempo do último inverno destruiu várias estruturas na costa portuguesa, nomeadamente na Costa de Caparica, e arrastou areias de várias praias.

JGS/JRS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.