Obama pede esforço conjunto para erradicar "cancro" do terror ´jihadista`

| Mundo
Porto Canal / Agências

Edgartown, 20 ago (Lusa) -- O presidente norte-americano pediu hoje um esforço conjunto para eliminar o "cancro" do terror ´jihadista` no Iraque e na Síria, depois de elementos do Estado Islâmico (EI) terem decapitado um jornalista americano.

Obama disse que o mundo inteiro ficou horrorizado com a decapitação do repórter de 40 anos James Foley, difundida na terça-feira por elementos do EI na internet.

"Tem que haver um esforço conjunto para extirpar esse tipo de cancro e para evitar que se expanda", frisou Obama.

"Uma coisa em que podemos todos estar de acordo é que um grupo como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante não tem lugar no século XXI", sublinhou o presidente norte-americano, que insiste em usar a designação inicial do atual Estado Islâmico.

O grupo não fala em nome de qualquer religião, além de que ameaça tanto muçulmanos como não-muçulmanos, observou.

"As suas vítimas são, predominantemente, muçulmanos e nenhuma fé ensina a massacrar pessoas inocentes. Nenhum deus justo concordaria com o que fizeram na terça-feira e com o que fazem todos os dias", frisou.

Obama acrescentou ter falado com os pais de James Foley, um repórter free-lancer que colaborava com o GlobalPost e com a Agência France Press (AFP) antes de ter sido sequestrado, em 2012, na Síria.

CP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.