Sonae garante não ter sofrido qualquer impacto da situação do BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Maia, 20 ago (Lusa) -- A Sonae garantiu hoje não ter sofrido qualquer impacto no âmbito da situação do Banco Espírito Santo (BES), mantendo uma relação com o designado Novo Banco, que funciona como apoio para várias lojas, disse fonte oficial do grupo.

"A Sonae não tem nenhum tipo de relacionamento de risco com o universo do Grupo Espírito Santo", afirmou à Lusa fonte oficial da Sonae, antes de acrescentar que o Novo Banco é "banco de apoio" para várias lojas do grupo e que as relações operacionais têm-se mantido com normalidade.

A mesma fonte do grupo liderado por Paulo Azevedo assegurou que a Sonae tem "as melhores relações com o Novo Banco do ponto de vista de operação".

Ainda assim, da perspetiva macroeconómica, a situação do BES "abala a economia como um todo" e gera preocupação a qualquer agente económico, ressalvou.

No dia 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição.

No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No 'banco bom', o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

TDI (DN)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.