Indonésia prepara-se para formalizar pedido de estatuto de observador na CPLP

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jacarta, 20 ago (Lusa) - A Indonésia vai formalizar um pedido de estatuto de observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nas "próximas semanas ou meses", disse hoje à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Marty Natalegawa.

O ministro indonésio fez saber que esse passo depende apenas daquilo que forem os procedimentos necessários, admitindo desconhecer todas as possibilidades de participação e, como tal, não descartando um eventual pedido de adesão como membro permanente.

O desejo de a Indonésia vir a ser observador associado foi inicialmente manifestado em 2008, pelo então embaixador da Indonésia em Portugal, Francisco Lopes da Cruz, mas nunca houve uma formalização dessa intenção.

Marty Natalegawa frisou que "será maravilhoso" que a Indonésia passe a ser um observador associado da CPLP durante a presidência de Timor-Leste da CPLP - que teve início a 23 de julho, na cimeira de chefes de Estado e de Governo de Díli, e que durará dois anos - para ajudar a torná-la numa "presidência bem sucedida".

"Nós não somos proficientes em Português e isso é uma grande lacuna. Mas, ao mesmo tempo, não devemos deixar de nos associarmos e de desenvolvermos parcerias com os nossos amigos dentro da CPLP", justificou, falando em "relações bilaterais muito fortes e em crescimento".

O chefe da diplomacia indonésia destacou o passado em comum entre Portugal e a Indonésia, dado que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao país asiático, em 1512, deixando um vasto património material, cultural e linguístico e sendo também os responsáveis pela introdução do Catolicismo ao arquipélago.

Esse contacto traduziu-se na inclusão de centenas de palavras de origem portuguesa em dialetos regionais e também na língua indonésia, como "bola", "bendera", "bolu", "gereja", "armada" ou "jendela".

Na última cimeira da organização lusófona, a Indonésia foi representada pela ministra do Turismo e das Indústrias Criativas, Mari Pangestu, o que, destacou o governante, "reflete o tipo de compromisso que queremos ter com a CPLP".

A CPLP, criada em 1996, conta com nove membros permanentes - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste - e seis observadores associados - Geórgia, Ilhas Maurícias, Japão, Namíbia, Senegal e Turquia.

Marty Natalegawa salientou que a Indonésia e Timor-Leste têm hoje "relações muito fortes" e, por isso, o país procura envolver o jovem país em fóruns regionais.

Questionado sobre a esperada adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o governante confessou esperar que tal aconteça em breve, mas admitiu que há oposição por parte de um dos dez membros da associação, sem querer revelar qual.

As dúvidas, adiantou o ministro, prendem-se com a situação económica de Timor-Leste a cerca de um ano e meio da esperada criação da comunidade económica das nações do sudeste asiático, que será semelhante ao modelo da União Europeia.

Singapura tem tornado públicas as suas objeções à entrada de Timor-Leste, que tem estatuto de observador na ASEAN desde 2002, na organização regional.

AYN // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.