DECO de Évora alerta para burla cometida por falsa associação de médicos

| País
Porto Canal / Agências

Évora, 20 ago (Lusa) - A delegação de Évora da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alertou hoje para uma alegada burla cometida por uma empresa que se faz passar por uma associação de médicos para fazer vendas.

Em declarações à agência Lusa, a jurista da DECO Isabel Curvo disse que a delegação regional de Évora da associação "tem recebido, nos últimos dias, alguns pedidos de informação" por parte de consumidores sobre a Associação de Médicos Voluntários.

A responsável referiu que os queixosos contaram terem recebido "telefonemas a convidá-los para um rastreio de saúde", destinado a pessoas com mais de 50 anos e que seria feito pela suposta associação de médicos numa unidade hoteleira.

"Quando lá chegaram não se tratava propriamente de um rastreio, mas da venda de bens de consumo", como é o caso de um "aparelho milagroso", a que chamaram de "consola iónica", adiantou.

Isabel Curvo indicou que a empresa vende os aparelhos por 2.990 euros. Se for necessário um crédito para a sua compra, o preço chega aos 3.780 euros.

Os funcionários da empresa obtêm dos consumidores o seu historial clínico e tentam vender-lhes os aparelhos, prometendo a cura das suas doenças, contou a jurista da DECO.

"Não se trata de uma associação, mas de uma empresa de venda de bens" e este caso configura "uma burla e uma prática comercial desleal, enganosa e agressiva", alertou.

A DECO e alguns queixosos já denunciaram o caso à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Isabel Curvo assinalou que os consumidores têm um prazo de 14 dias após a compra para rescindirem o contrato sem necessitarem de invocar qualquer problema no aparelho.

No caso de existir um contrato de crédito para a aquisição do produto, também esse contrato pode ser cancelado.

A jurista da DECO escusou-se, para já, a revelar o nome da empresa por a associação estar à espera de uma resposta a um pedido de esclarecimentos.

SYM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".