Pneumologistas saudam recomendação dos EUA para vacinar idosos contra pneumonia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) - A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) saudou hoje a recomendação norte-americana de proteger os idosos com a vacina pneumocócica conjugada, considerando que é um "importante avanço" no combate à pneumonia em todo o mundo.

O Comité Consultivo em Práticas de Imunização do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América votou a recomendação da vacina pneumocócica polissacárida conjugada (VPC13) para a proteção de pessoas com 65 ou mais anos contra a doença pneumocócica.

Para a SPP, a recomendação norte-americana significa "um importante avanço no combate à pneumonia, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo".

"Mais do que uma recomendação, esta decisão significa um importante reconhecimento por parte do Comité Consultivo para as Práticas de Vacinação de que a vacinação é a melhor forma de prevenção para a doença pneumocócica", afirmao o presidente da SPP, Carlos Robalo Cordeiro, em comunicado.

Carlos Robalo Cordeiro lembra que a pneumonia pneumocócica é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade de adultos em todo o mundo.

Perante este quadro, o especialista considera que "o potencial de redução do impacto desta doença pela vacinação de adultos representa, sem dúvida, um benefício significativo para a saúde pública".

A SPP refere que a pneumonia, uma doença com consequências graves para o doente e elevados custos para a sociedade, pode afetar pessoas de todas as idades, especialmente os mais jovens e os mais idosos e é responsável por óbitos em todos os grupos etários, mesmo em pessoas previamente saudáveis.

Um estudo internacional publicado recentemente, que incluiu cerca de 85.000 adultos com 65 ou mais anos de idade, demonstrou a eficácia clínica da Vacina Pneumocócica Conjugada 13 -- valente (VPC13) na prevenção da Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) em adultos.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que o estudo CAPiTA tinha como principal objetivo a demonstração da eficácia desta vacina na prevenção do primeiro episódio de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) causada por serotipos incluídos na vacina.

Para a SPP, são "dados relevantes para um país como Portugal", onde um outro estudo recente, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, documenta que, entre 2000 e 2009, a PAC foi responsável pelo internamento de, em média, 81 adultos por dia, dos quais 16 acabaram por morrer.

"Os resultados deste estudo [CAPiTA] e a consequente consciência do potencial da vacinação (...) representam um enorme contributo para a melhoria da qualidade da saúde pública, não só em Portugal, como em todo o mundo", sublinha Carlos Robalo Cordeiro.

O pneumococo é o responsável por, aproximadamente, 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

HN && CC.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.