Iniciativa A_gosto deixa Viseu e anima fim de semana em Canas de Senhorim

| País
Porto Canal / Agências

Nelas, 20 ago (Lusa) -- Um jantar em casa de antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça, um concerto num piano desafinado e uma fotonovela projetada num lençol são atividades que prometem tornar diferente o fim de semana em Canas de Senhorim.

A iniciativa A_gosto, que desde 2009 se realizava na cidade de Viseu, vai este ano acontecer em Canas de Senhorim (concelho de Nelas), onde está sediada a associação cultural Amarelo Silvestre, que a organiza.

Fernando Giestas, da Amarelo Silvestre, explicou à agência Lusa que A_gosto na cidade de Viseu "nasceu de um desejo de criar atividades que tivessem uma dinâmica performativa que fosse além de um espetáculo de teatro" e também "algo inusitado".

"Queríamos que fosse um acontecimento para aquelas pessoas que estivessem naquele momento na rua, num espaço aberto ou fechado", explicou, acrescentando que a cidade de Viseu, com muitas pessoas a circular no mês de agosto, foi considerada "o palco mais indicado".

No entanto, cinco anos depois, foi sentida a necessidade de "voltar a casa".

"Parecia que estávamos a negligenciar a nossa casa e o espaço que nos acolhe. Canas é uma terra que nos acolhe tão bem que sentíamos esta necessidade de, cada vez mais, partilharmos as coisas com quem nos está mais próximo", justificou Fernando Giestas.

Neste âmbito, e apesar de ter um programa menos amplo do que em outros anos, foram pensadas atividades relacionadas com as pessoas e as vivências de Canas de Senhorim.

"Iremos centrar-nos muito nas minas. Canas é o que é hoje por causa da dinâmica trazida pelas minas. As minas, entretanto, já não existem, mas ficaram as pessoas", explicou o dramaturgo.

No sábado à noite, irá realizar-se um jantar em casa de Albertina e António Guimas, ela antiga secretária e ele antigo geólogo da Empresa Nacional de Urânio (ENU), que explorava as minas da Urgeiriça.

"Eles vão cozinhar, mas quem se inscreve também leva um contributo para o jantar. A ideia é jantarmos em casa dessas pessoas e deixar a conversa derivar sobretudo para a vivência mineira que tiveram", referiu.

Na sexta-feira à noite, as atividades do A_gosto vão realizar-se nas Casas do Visconde.

Segundo Fernando Giestas, as Casas do Visconde "têm um piano que está desafinado há muitos anos, afinar custa muito dinheiro e há poucos técnicos especializados no país".

A desafinação do piano não é, no entanto, um obstáculo para a Amarelo Silvestre, que está habituada "a fazer as coisas com aquilo que há".

"Se o piano está desafinado, convidamos alguém que queira tocar mesmo assim", contou, referindo que a escolha recaiu sobre Olga Dinis, uma jovem de Canas de Senhorim que é estudante de Direito e tem formação em piano.

Num lençol, será projetada a fotonovela "O amor que purifica", feita com imagens recolhidas na Madeira há cerca de 40 anos e na qual participa Pitum Keil do Amaral, que vive em Canas de Senhorim.

"Num período em que viveu na Madeira, nos tempos livres, ele e um grupo de pessoas, sobretudo arquitetos e artistas plásticos, como Lourdes Castro, fizeram umas brincadeiras", explicou, acrescentando que recentemente esse trabalho foi editado em DVD e livro.

Segundo Fernando Giestas, a fotonovela "é muito arcaica, com vídeo e fotografia", mas permitirá às pessoas conhecerem Pitum Keil do Amaral para além do seu lado de arquiteto.

A falta de uma tela não é um impedimento e, mais uma vez recorrendo "ao que há", a fotonovela será projetada num lençol.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma onda de contestação.

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".