Iniciativa A_gosto deixa Viseu e anima fim de semana em Canas de Senhorim

| País
Porto Canal / Agências

Nelas, 20 ago (Lusa) -- Um jantar em casa de antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça, um concerto num piano desafinado e uma fotonovela projetada num lençol são atividades que prometem tornar diferente o fim de semana em Canas de Senhorim.

A iniciativa A_gosto, que desde 2009 se realizava na cidade de Viseu, vai este ano acontecer em Canas de Senhorim (concelho de Nelas), onde está sediada a associação cultural Amarelo Silvestre, que a organiza.

Fernando Giestas, da Amarelo Silvestre, explicou à agência Lusa que A_gosto na cidade de Viseu "nasceu de um desejo de criar atividades que tivessem uma dinâmica performativa que fosse além de um espetáculo de teatro" e também "algo inusitado".

"Queríamos que fosse um acontecimento para aquelas pessoas que estivessem naquele momento na rua, num espaço aberto ou fechado", explicou, acrescentando que a cidade de Viseu, com muitas pessoas a circular no mês de agosto, foi considerada "o palco mais indicado".

No entanto, cinco anos depois, foi sentida a necessidade de "voltar a casa".

"Parecia que estávamos a negligenciar a nossa casa e o espaço que nos acolhe. Canas é uma terra que nos acolhe tão bem que sentíamos esta necessidade de, cada vez mais, partilharmos as coisas com quem nos está mais próximo", justificou Fernando Giestas.

Neste âmbito, e apesar de ter um programa menos amplo do que em outros anos, foram pensadas atividades relacionadas com as pessoas e as vivências de Canas de Senhorim.

"Iremos centrar-nos muito nas minas. Canas é o que é hoje por causa da dinâmica trazida pelas minas. As minas, entretanto, já não existem, mas ficaram as pessoas", explicou o dramaturgo.

No sábado à noite, irá realizar-se um jantar em casa de Albertina e António Guimas, ela antiga secretária e ele antigo geólogo da Empresa Nacional de Urânio (ENU), que explorava as minas da Urgeiriça.

"Eles vão cozinhar, mas quem se inscreve também leva um contributo para o jantar. A ideia é jantarmos em casa dessas pessoas e deixar a conversa derivar sobretudo para a vivência mineira que tiveram", referiu.

Na sexta-feira à noite, as atividades do A_gosto vão realizar-se nas Casas do Visconde.

Segundo Fernando Giestas, as Casas do Visconde "têm um piano que está desafinado há muitos anos, afinar custa muito dinheiro e há poucos técnicos especializados no país".

A desafinação do piano não é, no entanto, um obstáculo para a Amarelo Silvestre, que está habituada "a fazer as coisas com aquilo que há".

"Se o piano está desafinado, convidamos alguém que queira tocar mesmo assim", contou, referindo que a escolha recaiu sobre Olga Dinis, uma jovem de Canas de Senhorim que é estudante de Direito e tem formação em piano.

Num lençol, será projetada a fotonovela "O amor que purifica", feita com imagens recolhidas na Madeira há cerca de 40 anos e na qual participa Pitum Keil do Amaral, que vive em Canas de Senhorim.

"Num período em que viveu na Madeira, nos tempos livres, ele e um grupo de pessoas, sobretudo arquitetos e artistas plásticos, como Lourdes Castro, fizeram umas brincadeiras", explicou, acrescentando que recentemente esse trabalho foi editado em DVD e livro.

Segundo Fernando Giestas, a fotonovela "é muito arcaica, com vídeo e fotografia", mas permitirá às pessoas conhecerem Pitum Keil do Amaral para além do seu lado de arquiteto.

A falta de uma tela não é um impedimento e, mais uma vez recorrendo "ao que há", a fotonovela será projetada num lençol.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).