Sete generais angolanos exigem indemnização de 900 mil euros a Rafael Marques

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 20 ago (Lusa) -- Seis generais angolanos e uma empresa mineira exigem uma indemnização de 900 mil euros ao ativista angolano Rafael Marques por "denúncia caluniosa", disse hoje à Lusa o próprio.

"Fui formalmente notificado do julgamento que vai ser realizado nos próximos dias ou nas próximas semanas. Eu tinha de assinar um documento para o juiz marcar a data do julgamento e basicamente para tomar conhecimento da acusação formal que pende contra mim", disse o jornalista e ativista de direitos humanos Rafael Marques que compareceu na terça-feira no Tribunal Provincial de Luanda.

A indemnização é exigida pelos generais Hélder Vieira Dias "Kopelipa", atual ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança da Presidência da República angolana, Carlos Alberto Hendrick Vaal da Silva, Adriano Makevela Mackenzie, João Baptista de Matos, Armando da Cruz Neto, Luís Pereira Faceira e António Emílio Faceira e a Sociedade Mineira do Cuango.

De acordo com Rafael Marques, a nova queixa formalizada terça-feira pelos generais é baseada no relatório de arquivamento da Procuradoria-Geral da República relativamente a uma outra queixa que foi apresentada pelo jornalista em 2011 contra os mesmos oficiais, "por suspeitas de crimes contra a humanidade".

Rafael Marques, no livro "Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola ", publicado em Portugal, refere-se a "centenas de casos de tortura e homicídio" praticados alegadamente por efetivos da empresa privada de segurança Teleservice na província da Lunda Norte, uma das regiões diamantíferas do país, propriedade dos generais, que também são sócios da Sociedade Mineira do Cuango.

Em Portugal, o Ministério Público arquivou, em fevereiro de 2013 as queixas que os mesmos tinham apresentado por difamação.

No despacho, o Ministério Público português "concluiu pela ausência de indícios de prática de crime, atentos aos elementos probatórios recolhidos e o interesse público em causa", referindo também que a publicação do livro "se enquadra no legítimo exercício de um direito fundamental, a liberdade de informação e de expressão, constitucionalmente protegido, que no caso concreto se sobrepõe a outros direitos".

De acordo com Rafael Marques, os generais, na impossibilidade de insistirem numa queixa por difamação, junto da Justiça angolana, "decidiram" pela "denúncia caluniosa"

PSP // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.