Quatro meios aéreos e 230 operacionais combatem dois fogos em Valpaços

Quatro meios aéreos e 230 operacionais combatem dois fogos em Valpaços
| Norte
Porto Canal

Cerca de sessenta operacionais e quatro meios aéreos combatem um incêndio em Possacos, concelho de Valpaços, onde um outro fogo foi dado como dominado ao início da tarde, depois de 24 horas a arder na zona de Vassal.

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que no fogo de Possacos, que surgiu a meio da manhã no concelho de Valpaços, mas a vários quilómetros de Vassal, está-se a "fazer uma grande pressão", quer através dos meios terrestres quer aéreos, que foram acionados para o local.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, nesta zona estão dois helicópteros, dois aviões bombardeiros médios anfíbios, 64 operacionais e 11 viaturas.

Álvaro Ribeiro explicou que o combate a este fogo está a ser dificultado pela "falta de acessos".

"Trata-se de uma encosta sobre o rio Rabaçal. Os operacionais estão lá envolvidos só com material sapador porque não é possível lá meter veículos. É uma zona com um declive muito acentuado", referiu.

O comandante salientou os "meios aéreos estão a fazer pressão sobre as chamas para depois o pessoal, no terreno, fazer a consolidação".

Em Vassal, o incêndio voltou a ser dado como dominado por volta das 14:00, depois de se ter reativado a meio da manhã de hoje.

No local permanecem, segundo a página da Proteção Civil, 170 operacionais e 55 veículos.

O alerta para este fogo foi dado às 14:37 de terça-feira e queimou uma área de mato, algum pinhal, olival e vinha.

Desde as 00:00 já foram contabilizados 31 incêndios em todo o país.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.