Iraque: François Hollande vai propor conferência sobre a segurança

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 20 ago (Lusa) -- O presidente francês, François Hollande disse hoje que vai propor "em breve" uma conferência sobre a segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico (EI), considerando que a situação internacional é "a mais grave" desde 2001.

"Devemos considerar uma estratégia global contra este grupo que se estruturou, que dispõe de financiamentos importantes e de armas sofisticadas, e que ameaça países como o Iraque, a Síria ou o Líbano", declarou o chefe de Estado francês ao jornal Le Monde, segundo o texto divulgado pela presidência.

"Assim vou propor em breve aos nossos parceiros uma conferência sobre a segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico", adiantou Hollande.

E assinalou: "Enfrentamos não um movimento terrorista como a Al-Qaida, mas uma quase-Estado terrorista, o Estado Islâmico".

Interrogado sobre uma suposta "falta de autoridade" do presidente norte-americano, Barack Obama, o chefe de Estado francês declarou: "Durante muito tempo queixámo-nos da superpotência norte-americana e do seu intervencionismo. Não estaríamos em posição para criticar a Barack Obama uma excessiva timidez".

"Considero que a situação internacional é a mais grave que conhecemos desde 2001. O mundo deve ter isso em conta", disse ainda.

A França anunciou na semana passada a distribuição de armas às forças curdas que combatem o EI no norte do Iraque.

Hollande afirmou ter garantido que a entrega de armas era feita "com o consentimento das autoridades em Bagdad" e que o armamento teria de ser utilizado "no âmbito da unidade iraquiana".

O presidente francês considerou que a comunidade internacional tem "grande responsabilidade" no que está a acontecer na Síria, com as suas repercussões no Iraque.

"Se, há dois anos, tivéssemos agido para garantir uma transição, não teríamos Estado Islâmico. Se, há um ano, as grandes potências tivessem reagido ao uso de armas químicas, não teríamos esta escolha terrível entre um ditador e um grupo terrorista", disse Hollande.

Segundo o chefe de Estado francês, os rebeldes "merecem todo o apoio".

PAL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.