Sobe para 18 número de mortos em deslizamentos de terras no Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 20 ago (Lusa) -- Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 13 foram dadas como desaparecidas na sequência de deslizamentos de terras provocados por chuvas torrenciais, esta madrugada, na província de Hiroshima, no oeste do Japão, informaram as autoridades nipónicas.

A Agência Meteorológica japonesa declarou o alerta pela precipitação registada naquela região montanhosa, com um nível recorde de 243 milímetros nas últimas 24 horas, que originou inundações e deslizamentos de terras.

A polícia e os bombeiros receberam cerca de 20 pedidos de intervenção relativos a casos de pessoas que ficaram soterradas ou foram arrastadas na sequência do aumento dos caudais de canais e rios, segundo a agência de notícias Kyodo.

Entre as vítimas mortais encontra-se um menino de dois anos, que ficou enterrado numa zona de lodo numa área rural, e um idoso de 77 anos arrastado pela água perto da cidade de Hiroshima, onde o rio Nenotanigawa (afluente do Ota) subiu de nível.

Um bombeiro que participava nas operações de resgate morreu, segundo a televisão pública NHK.

As autoridades locais aconselharam a retirada de cerca de 65.000 pessoas de cerca de 26.000 habitações nas áreas montanhosas mais afetadas pelas chuvas.

O primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, anunciou o envio de centenas de soldados do exército para participarem nas operações de resgate, cujo número deverá ser superior a 600 elementos, segundo a NHK.

A estes vão somar-se mais de 200 agentes da polícia da cidade de Osaka e de outras províncias próximas.

Shinzo Abe interrompeu as suas férias na província de Yamanashi, no centro, para coordenar as operações e deu instruções para que sejam feitos "todos os esforços possíveis" para ajudar os afetados, segundo declarações difundidas pelos órgãos de comunicação social.

O primeiro-ministro enviou as suas condolências aos familiares das vítimas e desaparecidos e afirmou que assim que a situação o permitir, o presidente da Comissão de Segurança Nacional e responsável pela gestão de desastres, Keiji Furuya, deslocar-se-á à região.

A televisão japonesa mostrou imagens de casas derrubadas pelos deslizamentos de terra, automóveis enterrados nos escombros, ruas alagadas e terrenos agrícolas arrasados.

O elevado número de vítimas e de danos materiais deve-se à intensidade das precipitações combinada com o relevo da região, assim como a localização de muitas casas nas encostas das montanhas, indicaram os órgãos de comunicação japoneses.

FV // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.