Dois mortos e 25 encurralados em explosão em mina no leste da China

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 20 ago (Lusa) -- Pelo menos duas pessoas morreram e 25 outras continuam encurraladas numa mina de carvão na província de Anhui, onde, esta terça-feira, se registou uma forte explosão.

A agência oficial chinesa Xinhua noticia hoje que durante a madrugada foram encontrados dois corpos, a 395 e 504 metros de profundidade.

As equipas de resgate prosseguiam hoje com as operações de busca pelos restantes 25 mineiros que permanecem no interior da mina.

O acidente ocorreu às 03:58 de terça-feira (20:58 de segunda-feira em Lisboa) quando, por causas que permanecem por apurar, se verificou uma forte explosão de gás dentro da mina de carvão, numa altura em que se encontravam no seu interior 39 pessoas.

Após o acidente, as equipas de salvamento conseguiram resgatar 12 mineiros, um dos quais com queimaduras graves, que foi transportado para o hospital.

A mina de carvão, com uma capacidade anual de 90 mil toneladas, é propriedade de uma empresa que tinha licença para operar.

Contudo, o governo municipal tinha ordenado a suspensão da atividade em todas as minas de carvão devido à temporada de chuvas face ao risco de inundações, instrução que não foi cumprida.

Um outro acidente foi registado numa mina de carvão na província de Heilongjiang, onde morreram pelo menos três pessoas e 13 permanecem encurraladas depois de o local ter ficado inundado, na quinta-feira, quando estavam no seu interior 56 mineiros.

As equipas de salvamento, que resgataram 40 pessoas, instalaram bombas para drenar a água acumulada na zona do acidente, mas parte do teto desabou, pelo que as probabilidades de serem encontrados os mineiros que estavam encurralados com vida são escassas.

As minas da China figuram como as mais perigosas do mundo, com um registo anual de cerca de 3.000 mortos em acidentes.

A falta de medidas de segurança em algumas minas e a sobreprodução são muitas vezes apontados como estando na origem dos acidentes, os quais alegadamente o Governo chinês tem tentado reduzir com o encerramento das instalações mais perigosas e introdução de mais medidas de prevenção.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.