Hospital da Califórnia (EUA) isola paciente suspeito para realizar testes

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Francisco, Estados Unidos, 20 ago (Lusa) -- Um hospital de Sacramento, no estado norte-americano da Califórnia, anunciou, esta terça-feira, ter colocado um paciente em isolamento por apresentar sintomas semelhantes ao do Ébola.

Em comunicado, o médico Stephen Parodi, especialista em doenças infeciosas do Centro Médico Kaiser Permanente do Sul de Sacramento, explicou que os médicos do hospital estão a trabalhar com as autoridades do condado de Sacramento com vista a seguir as medidas adequadas para lidar com o caso.

O paciente foi isolado num quarto "especialmente equipado" e o pessoal de saúde que lhe prestará assistência "especialmente instruído no uso de equipamento de proteção".

Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, siglas em inglês) -- do Departamento de Saúde dos Estados Unidos -- vão analisar amostras de sangue recolhidas do paciente para determinar a presença ou a ausência do vírus, cujos resultados devem ser divulgados dentro de dias.

Vários pacientes foram ou estão a ser submetidos a análises nos Estados Unidos face à possibilidade de terem sido infetados.

Não existe tratamento nem vacina, um cenário que faz do Ébola um dos mais mortais e contagiosos vírus para os seres humanos.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então, com 1.229 mortos.

Desde o início deste surto, em março, já foram registados 2.240 casos de infeção, o que levou a OMS a decretar, no dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Uma série de países da África ocidental já declararam também o estado de emergência e várias fronteiras foram encerradas.

DM (PAL/SBR) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.