Esforços de consolidação não chegam para mitigar desafios na banca portuguesa - Moody's

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 ago (Lusa) -- A agência de notação financeira Moody's alertou hoje que os esforços de consolidação e de aumento de capital "não vão mitigar completamente os desafios" de qualidade dos ativos dos bancos portugueses.

Numa análise intitulada 'Bancos Europeus: diferentes caminhos para a recuperação dos bancos irlandeses, espanhóis, italianos e portugueses', a Moody's afirma que a recuperação será diferente nos quatro países, no seguimento das diferentes medidas tomadas.

A agência considera que a qualidade dos ativos dos bancos irlandeses vai melhorar, ao mesmo tempo que "o ritmo de erosão da qualidade dos ativos nos portfólios dos bancos em Itália, Portugal e Espanha vai abrandar".

"No entanto, os esforços de consolidação e de aumento de capital na banca [nestes países] não vão mitigar completamente os desafios da qualidade dos ativos na banca e os rácios de solvência vão manter-se mais fracos do que noutros países europeus", alerta a análise da agência norte-americana, na nota de imprensa que acompanha a análise.

A Moody's afirma ainda que a pressão sobre a rentabilidade da banca vai manter-se em Portugal, Itália e Espanha.

No caso português e italiano, onde a agência aponta um crescimento económico mais lento, a criação de capital próprio deve manter-se fraca por um período mais longo do que na Irlanda, admitem os analistas.

SP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.