IHRU lança concurso de 1,1 ME para reabilitação do bairro portuense de Paranhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou hoje ter lançado o concurso público para a recuperação do bairro de Paranhos, no Porto, um projeto no valor de 1,17 milhões de euros.

Em comunicado, o IHRU previu que a obra deve iniciar-se em outubro e que durará 10 meses.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o projeto tem por objetivo a "remoção da cobertura atual e colocação de painéis tipo 'sandwich', execução de novas redes de águas pluviais, tratamento de fissuras das fachadas, aplicação de isolamento térmico nas fachadas, colocação de novas caixilharias de alumínio anodizado, colocação de estores", para além da "execução de colunas montantes da rede de águas, pinturas nas zonas comuns das caixas de escadas e trabalhos diversos de eletricidade".

O bairro de Paranhos foi construído em 1979 e é composto por 11 edifícios, num total de 160 fogos habitacionais, sem que nunca tenha tenham sido realizadas obras de conservação.

"Estima-se que o custo médio por fogo do investimento que agora se realiza ultrapasse os 7.300 euros", referiu o IHRU.

Em fevereiro deste ano, o IHRU informou que, até 2016, vão ser investidos 2,25 milhões de euros em obras nos bairros de Paranhos, Ramalde do Meio e Amial, no Porto.

Na altura, o instituto previa o arranque das obras em Paranhos entre outubro e dezembro, num investimento total de 880.000 euros.

"As obras neste bairro social inserem-se no programa de reabilitação dos bairros sociais do IHRU, com um investimento total de mais de 35 milhões de euros e, no caso da cidade do Porto, sucedem-se às intervenções já realizadas nos últimos dois anos nos bairros de Leonardo Coimbra e Contumil onde já foram investidos mais de três milhões de euros", acrescentou o instituto.

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.