Teatro português marca presença na 20.ª edição do Mindelact, em Cabo Verde

| País
Porto Canal / Agências

Mindelo, Cabo Verde 19 ago (Lusa) - O teatro português vai marcar presença na 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), que se realiza no próximo mês de setembro, fazendo uma retrospetiva das peças teatrais de mais sucesso nas edições anteriores.

Em conferência de imprensa, o encenador português João Branco, diretor artístico do Mindelact e um dos fundadores do festival, avançou que o primeiro espetáculo, "As lágrimas de Lafcádio", do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português, vai ser reposto, assim como "Os Contos em Viagem - Cabo Verde", da Companhia Portuguesa Teatro Meridonal.

João Branco indicou que "Os Sete Pecados Capitais", do Atelier de Teatro Acácia, que o próprio encenou, é outra peça que fez "sucesso tremendo" há 10 anos e que também vai voltar ao palco principal nesta edição.

Por sua vez, Miguel Seabra, do Teatro Meridional, vai apresentar o monólogo "O Senhor Ibraim e as Flores do Corão", espetáculo premiado pelo Festival Internacional de Teatro Almada, o maior realizado em Portugal.

Além de Portugal, a 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo, que vai decorrer de 19 a 28 de setembro, vai contar com a presença de outros países, como Angola, Espanha, Marrocos, Itália, Bélgica e Brasil.

"A proposta é fazer um festival retrospetivo, para que se possa ter a ideia do que foram os 19 anos anteriores. Tentámos ver quais foram as companhias e os artistas [que estiveram em edições passadas] e quais foram possíveis trazer de novo a Mindelo", salientou João Branco.

Para o encenador português, durante estas duas décadas, o teatro teve uma revolução, pelo que esta edição vai celebrar não só a 20º edição do Mindelact, mas também a história do teatro cabo-verdiano.

"A ideia é ter no palco o melhor do teatro cabo-verdiano e ter Cabo Verde representado. Temos uma aposta importante na produção nacional, porque o Mindelact funciona como um fator motivacional para o teatro cabo-verdiano", disse o diretor artístico, para quem o Mindelact já é considerado um dos mais importantes festivais de teatro no continente africano.

De Cabo Verde, vão subir ao palco grupos como Ataka, de Santa Catarina de Santiago, Juventude em Marcha, de Santo Antão, Djadsal, da ilha do Sal, e Rais di Polon, de Santiago, entre muitos outros.

Além do palco principal, o auditório do Centro Cultural do Mindelo será palco de Teatrolândia, um espetáculo para crianças, haverá teatro pelos diferentes bairros da cidade, ações de formação e oficinas de teatro durante os nove dias do festival.

Segundo Nhelas, responsável da Associação Mindelact, o festival está orçado em 12 mil contos (108 mil euros), mas a organização está "com muita dificuldade" em arranjar o montante.

"Já temos parceria da Câmara Municipal de São Vicente e do Ministério da Cultura [de Cabo Verde], mas apelamos às empresas para aderirem a este projeto de Mindelo para salvar e ter melhor qualidade do que os anos anteriores", pediu Nhelas.

De acordo com a organização, ao longo de 19 edições o Mindelact registou mais de 500 espetáculos, mais de 2.500 artistas passaram pelo palco, sendo esses mais de mil atores estrangeiros de 21 países". Os espetadores foram perto de 114 mil, segundo as contas da associação.

RYPE // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.