REFER constrói passagens pedonais sobre a Linha do Norte em Gaia e Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 19 ago (Lusa) -- A Rede Ferroviária Nacional (REFER) vai construir passagens superiores à Linha do Norte nos apeadeiros de Bencanta, Coimbra, e Francelos, Gaia, um investimento de 600 mil euros para reforçar a segurança.

"Estas intervenções viabilizarão a supressão das passagens de nível existentes nestes apeadeiros que apresentam um risco elevado devido às velocidades praticadas, número de circulações e utilizadores, e onde, não obstante as ações de mitigação entretanto desenvolvidas, com instalação de sinalética e dotação de anúncios automáticos à aproximação dos comboios, se têm vindo a registar acidentes, alguns dos quais fatais", refere a REFER em comunicado.

As duas empreitadas preveem a construção de uma passagem superior pedonal em estrutura metálica, dotada de escadas e elevadores, para pessoas com mobilidade reduzida, e têm um prazo de execução de cinco meses.

As obras no apeadeiro de Bencanta, em Coimbra, no valor de 347 mil euros, estão estabelecidas no protocolo de colaboração técnico-financeiro entre a REFER e a câmara municipal.

"Os trabalhos preveem a construção de uma passagem superior pedonal em estrutura metálica dotada de escadas e de elevadores, com ligação à atual passagem superior de peões sobre a EN 341 e Avenida Prof. Mário Silva, situada nas proximidades do apeadeiro, assim como a criação de um parque de estacionamento", explica a empresa.

Num investimento de 248 mil euros, a empreitada no apeadeiro de Francelos, em Vila Nova de Gaia, prevê igualmente a construção de uma passagem superior pedonal.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos das obras será assegurada por uma empresa do Grupo REFER.

"Estas ações estão inscritas no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível (PN) que a REFER tem em curso desde 1999, e que permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros, reduzindo em 83% o número de acidentes nestes atravessamentos", realça a REFER.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).