Últimos participantes de festa ilegal no Alentejo saíram do local

| País
Porto Canal / Agências

Ferreira do Alentejo, 19 ago (Lusa) -- Os últimos participantes na festa ilegal realizada na margem da barragem de Odivelas, Ferreira do Alentejo, saíram hoje do local, sob vigilância de aproximadamente 50 militares da GNR, revelou a força de segurança.

"Na segunda-feira, notificámos as pessoas que ainda lá estavam e, hoje, fomos ver se a ordem era cumprida. As últimas dezenas acataram o que tínhamos dito e acabaram por sair, de forma pacífica", disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Beja da GNR.

Segundo a mesma fonte, apenas "cerca de meia dúzia de viaturas" ainda permanecem no local: "Em alguns casos, os proprietários perderam as chaves, noutros os veículos estão avariados".

Os donos, continuou, "aguardam a chegada de um reboque ou estão a tentar arranjar as viaturas", tendo-se comprometido a sair mal resolvam esses problemas.

A fonte da Guarda contactada pela Lusa explicou que a operação de hoje, para mandar sair os últimos participantes da 'rave' ilegal, envolveu "cerca de 50 militares".

A ação, frisou, inclui militares "de todas as vertentes" de atuação do Comando Territorial de Beja da GNR, incluindo o Destacamento de Intervenção e núcleos de Investigação Criminal.

Após a saída dos participantes na festa, o espaço na margem da albufeira que serviu de 'palco' para o acampamento ilegal, iniciado na quinta-feira passada, "ficou limpo, sem lixo espalhado", afiançou o mesmo responsável da GNR de Beja.

"Quase todo o lixo foi levado pelos participantes. O que ainda lá ficou está ensacado e os sacos foram colocados perto da zona de saída do espaço", acrescentou.

O presidente da Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas (ABORO), proprietária dos terrenos onde decorreu a festa ilegal na barragem, disse à Lusa, na segunda-feira, que não tinha autorizado a 'rave' e admitiu apresentar queixa se o local ficasse com lixo.

A festa, alegadamente convocada através da Internet, segundo a GNR, chegou a juntar "cerca de duas mil pessoas", a maioria estrangeiros, que acamparam nas imediações da água, em caravanas ou tendas.

A iniciativa foi contestada por outros frequentadores da albufeira e motivou queixas à GNR apresentadas por turistas e pelo parque de campismo local, devido ao ruído e ao volume elevado da música, que foi transmitida na sexta-feira e no sábado.

A GNR, no sábado, fez uma ação de fiscalização na festa e apreendeu o material sonoro. Após essa ação, cinco militares sofreram ferimentos ligeiros, ao serem atingidos por objetos, nomeadamente pedras, atirados alegadamente por participantes da festa.

Os participantes da 'rave' começaram a abandonar o espaço no domingo, tendo sido essa a operação concluída hoje pelos militares da Guarda.

RRL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".