Fitch diz que decisão do Tribunal Constitucional é positiva para Portugal a curto prazo

Fitch diz que decisão do Tribunal Constitucional é positiva para Portugal a curto prazo
| Economia
Porto Canal

A agência de notação financeira Fitch considera que a recente decisão do Tribunal Constitucional (TC) reduz a curto prazo o risco para a consolidação das contas públicas e mantém Portugal no "caminho para atingir as metas orçamentais" este ano.

"A última decisão do TC português de aprovar parcialmente as medidas de despesa reduz a curto prazo o risco para a consolidação e mantém o Governo no caminho para atingir suas metas orçamentais este ano", afirma Fitch, num comunicado divulgado hoje.

No dia 14 de agosto, o TC considerou constitucionais os cortes salariais no setor público em 2014 e 2015, mas declarou inconstitucionais os referentes aos anos de 2016 a 2018.

Para a Fitch, a decisão do TC "limita a flexibilidade orçamental no futuro, embora as consequências para a redução da dívida vão depender, em parte, do facto de Portugal conseguir sustentar o seu regresso ao crescimento económico".

A agência de 'rating' lembra que cortes temporários nos salários já foram usados em Portugal para diminuir a despesa.

A decisão do TC "reforça a nova visão de que Portugal vai atingir a sua meta orçamental de um défice de 4% do PIB [produto interno bruto], abaixo dos 4,5% no ano passado. Prevemos uma redução para 2,7% em 2015 [...]. Isto é marginalmente acima da meta do Governo de 2,5% devido a assunções mais conservadoras sobre o crescimento", refere a Fitch.

O TC também considerou inconstitucionais duas normas do diploma que cria a contribuição de sustentabilidade da segurança social por "violação do princípio da proteção de confiança", o que abre um 'buraco' de 372 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2015.

O TC decidiu ainda não analisar a nova fórmula de atualização anual de pensões por "não dispor de elementos que lhe permitam caracterizar os fundamentos do pedido".

A fiscalização preventiva dos diplomas do Governo relativos à contribuição de sustentabilidade e à reintrodução de cortes nos salários do setor público acima dos 1.500 euros tinha sido pedida pelo Presidente da República.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.