Presidente de junta agredido durante protesto contra falta de água em Alijó

| Norte
Porto Canal

Populares de Perafita, Alijó, manifestaram-se hoje contra a falta de água que afeta a aldeia desde abril, um protesto que acabou com o presidente da Junta a ser empurrado por um dos manifestantes, constatou a Lusa no local.

O protesto era contra a falta de água, mas à chegada do presidente da Junta de Vila Verde à localidade os ânimos exaltaram-se com alguns populares a gritarem palavras de ordem como "vergonha" ou "mentiroso" e um dos manifestantes acabou por empurrar Domingos Henriques, que caiu no chão.

A GNR, presente no local, interveio de imediato e acabou por identificar o alegado agressor.

o autarca Domingos Henriques, em declarações aos jornalistas, lamentou a situação e disse estar a pensar se avança ou não com procedimento criminal contra o suspeito.

"São situações que não se admitem, nem eu posso admitir uma coisa dessas. Isto é reprovável", salientou o autarca.

A população de Perafita queixa-se da falta de água, um problema que diz que está a afetar a aldeia desde abril, mas que se intensificou neste mês devido ao regresso de muitos emigrantes. O abastecimento é feito através de nascentes, com a água a ser encaminhada para um depósito.

Os manifestantes dispararam críticas contra o presidente da junta, a quem acusam de "não fazer nada" e de "não estar ao lado" das pessoas desta aldeia da freguesia de Vila Verde.

"Só queremos que se arranje uma maneira de termos água", afirmou Carlos Fernandes, emigrante no Luxemburgo e que todos os verões regressa de férias à terra natal.

Este emigrante fala em "caos" e diz que tem que ir buscar água aos poços ou fontanários.

"Estamos ainda mais indignados porque nos foi prometido um camião cisterna para nos abastecer e ainda não veio nada para aqui", salientou.

Alfredo Vaz vive durante todo o ano na aldeia e lamentou pagar desde abril a fatura da água, sem ter este bem a correr nas torneiras lá de casa.

"O pessoal era pouco, a água ia faltando mas lá se ia resolvendo, só que agora com os emigrantes há mais gastos e foi pior. Estamos há dias sem água nenhuma. As pessoas se querem cozinhar têm que ir buscar a água à fonte ", referiu.

Mais no cimo da aldeia, longe da confusão, Ana de Jesus aproveitou para lavar a roupa num tanque público já que, em casa, não dá para por a máquina a lavar. "Nem se pode tomar um banho, nem se pode fazer nada. Temos que nos desenrascar", frisou.

O autarca Domingos Henriques garantiu que tem estado a tentar resolver o problema conjuntamente com a Câmara de Alijó, a responsável pelo abastecimento de água.

"Este é um problema que já se arrasta há uns anos, não é só de agora. Se não se substituir as tubagens que ligam as aldeias à nascente, o problema só vai ser resolvido temporariamente", explicou.

O autarca explicou que tem pedido à câmara para que seja feito um levantamento estrutural de toda a canalização e que contactou os bombeiros no sentido de virem à aldeia com uma cisterna de água, tendo, no entanto, obtido a resposta de que os "camiões não cabem nos caminhos".

Hoje, um técnico do município esteve no local a substituir uma bomba que estava estragada, mas Domingos Henriques teme que seja apenas uma "resolução temporária do problema".

O protesto dos habitantes de Perafita já teve início na segunda-feira, quando retiveram durante algum tempo uma carrinha da junta, uma situação que foi resolvida com a chegada da GNR ao local.

Os mesmos militares foram hoje recebidos com palmas por parte dos populares.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.