Igreja da Escócia autoriza padres homossexuais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 21 mai (Lusa) -- A Igreja da Escócia autorizou na segunda-feira os padres homossexuais, ao fim de anos de debate entre partidários de posições liberais e tradicionalistas.

Os defensores dos direitos dos homossexuais escoceses elogiaram a decisão, mas a Igreja Livre da Escócia classificou-a como um absurdo.

A assembleia geral da igreja escocesa prometeu manter o compromisso para com a sua "doutrina e prática relacionadas com a sexualidade humana", mas adiantou que não iria impedir as congregações liberais de saírem da tradição.

O assunto vai voltar a ser analisado na reunião magna da igreja escocesa no próximo ano, esperando-se que a assembleia geral aprove novas orientações, se decidir aplicar o resultado do histórico voto de segunda-feira.

Esperava-se que os líderes da igreja votassem uma de três possibilidades: rejeitar a ordenação de homossexuais e lésbicas como padres; autorizar a sua ordenação; ou autorizar a sua ordenação, mas com a possibilidade de as congregações que o entenderem optarem por não o fazer.

No fim, a igreja votou uma quarta proposta, apresentada pelo reverendo Albert Bogle.

Na sua moção, Bogle propôs "afirmar a doutrina e prática, atual e histórica, da igreja em relação à sexualidade humana, mas permitir a saída dessa doutrina e prática a quem o pretender". A decisão foi aprovada por 340 votos contra 282.

"Saudamos esta decisão da Igreja da Escócia, que é particularmente importante para as muitas pessoas LGBT [lésbicas, 'gays', bissexuais e transsexuais] dentro da igreja, os seus amigos e as suas famílias", disse o coordenador da Equality Network (Rede da Igualdade), Tom French.

"Este é um passo positivo para uma sociedade mais igual e evidencia os valores progressistas da Escócia do século XXI", acrescentou.

Porém, a Igreja Livre da Escócia, que cindiu da Igreja da Escócia no século XIX, classificou a decisão como "totalmente confusa".

Um porta-voz desta organização realçou que "a moção vencedora diz que afirma a doutrina histórica da igreja, a qual é, com certeza, oposta à ordenação de padres com relações com pessoas do mesmo sexo".

RN // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.