Fogo ataca novamente a Reserva Natural da Malcata

| País
Porto Canal / Agências

Penamacor, 17 ago (Lusa) -- O incêndio que eclodiu hoje na Reserva Natural da Serra da Malcata e chegou a estar dominado está a lavrar novamente desde o meio-dia, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

A fonte do CDOS disse à agência Lusa que o fogo deflagrou cerca das 10:05, em Marvaninha, no concelho de Penamacor, mas foi considerado extinto às 11:16, tendo-se registado o seu reacendimento às 12:05.

As chamas avançam agora com apenas uma frente e estão a destruir um povoamento florestal misto, "em que predominam áreas de pinhal jovem e mato", acrescentou.

Trata-se de uma zona "muito acidentada", o que tem dificultado o acesso dos meios de combate.

Às 14:30, o incêndio florestal estava a ser combatido por 111 operacionais, 64 dos quais bombeiros, apoiados por 28 veículos.

Participam também no ataque às chamas quatro aviões bombardeiros e outro meio aéreo não especificado, segundo a informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Situada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, próximo da fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata tem como símbolo o lince-ibérico, que é mundialmente o felino mais ameaçado de extinção.

CSS // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".