Valença investe mais de 600 mil euros em piscina que terá gestão partilhada com Tuy

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 15 ago (Lusa) - Valença vai investir, até 2015, mais de 600 mil euros na requalificação da piscina municipal, um dos equipamentos públicos que vai ter gestão partilhada no âmbito eurocidade Valença/Tuy, na Galiza, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

De acordo com a mesma fonte trata-se da primeira intervenção de fundo em 18 anos de funcionamento do equipamento público que recebe, por ano, cerca de 100 mil utilizadores, cerca de 50% oriundos da vizinha Galiza.

A eurocidade formada por Valença e Tui, duas cidades separadas por apenas 400 metros, foi formalmente constituída em fevereiro de 2012 e tem sido apontada como caso de sucesso a nível europeu.

A implementação da gestão partilhada da piscina municipal de Valença, do lado português, e do conservatório e teatro municipais de Tuy, do lado espanhol, integra-se no Plano Diretor da Rede de Serviços e Equipamentos Públicos Transfronteiriços, ainda em elaboração pela Direção Geral da Administração Local, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (Portugal) e pelo Governo Regional da Galiza (Espanha).

Financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Territorial Espanha-Portugal (POCTEP), este plano está a analisar outros recursos, equipamentos e serviços públicos considerados "relevantes" para a "utilização conjunta" pelas duas populações.

A gestão partilhada permitirá, igualmente, a candidatura de investimentos e programação de eventos naqueles espaços a fundos comunitários.

A primeira fase da intervenção na piscina, já em curso, e candidatada pelo município de Valença aos fundos do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), representa um investimento de 355 mil euros.

Inclui a reabilitação e manutenção de todas as fachadas e estruturas do edifício principal como da zona exterior e dos campos de ténis.

A segunda fase, orçada em 282 mil euros e ainda sem data para arrancar, irá dotar o edifício de eficiência energética, de modo a reduzir os custos de funcionamento da estrutura.

De acordo com números da autarquia as estimativas apontam para uma redução dos custos de funcionamento da piscina, nível energético, da ordem dos 30% a 40%.

Em 2013 a Câmara de Valença gastou com o equipamento, sem contabilizar os ordenados dos funcionários municipais, de cerca de 200 mil euros.

A piscina municipal de Valença é o principal equipamento público da eurocidade servindo uma população direta de 35 mil habitantes e oferece dez atividades diferentes aos seus utentes.

ABYC // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.