Lopetegui focado nos problemas que o Marítimo poderá levantar ao FC Porto

| FC Porto
Porto Canal

O treinador Julen Lopetegui disse hoje que o FC Porto está apenas focado no jogo da estreia da I Liga de futebol com o Marítimo, sexta-feira no Dragão, e em apresentar soluções para os problemas levantados pelos insulares.

Esquivo às perguntas sobre os principais rivais do FC Porto, Lopetegui referiu que o adversário, de momento, é o Marítimo, equipa que, está certo, irá levantar muitos problemas e que parte em igualdade com os "dragões" para este primeiro jogo.

"É uma equipa que tem muita personalidade e que tem assimilado a filosofia de jogo transmitida pelo seu treinador (Leonel Pontes). Tem um jogo muito interessante, com posse de bola e pressiona bem, é uma boa equipa", refere.

Julen Lopetegui, que deu hoje o pontapé de saída nas conferências de imprensa prévias aos jogos, no Olival, está certo de que o Marítimo vai apresentar muitas dificuldades, mas acredita que o FC Porto irá encontrar soluções para as superar.

"Temos que ter soluções para as várias situações de jogo que vamos encontrar", considerou Lopetegui, que se manifestou focado em arrancar a Liga, que é uma "prova longa com muitos pontos a conquistar", com um bom resultado no Dragão.

A atravessar um ponto de viragem em relação à época anterior, com muitas entradas e saídas do plantel, depois de o FC Porto teer sido terceiro no campeonato, Julen Lopetegui não consegue ainda identificar o que vai mudar.

"Não sei o que vai ser diferente. Para já, há muitos jogadores novos, saíram outros, há muitos jovens e agora estamos a trabalhar para fazer uma equipa nova, que queira ser protagonista, que seja fantasista e crie ilusão", disse.

Para cumprir este desejo, Julen Lopetegui referiu que conta com todos os jogadores do plantel, os que vieram e os que transitaram da última época, quer sejam portugueses, espanhóis, brasileiros ou de outra qualquer nacionalidade.

"Queremos ter um plantel equilibrado. Nós sabemos quais são as nossas necessidades e, a partir daí, dedicamos só a atenção aos jogadores que cá estão", explicou o treinador espanhol.

O basco traçou um balanço positivo do trabalho realizado na pré-temporada. "Estamos contentes com o trabalho desenvolvido e só queremos e estamos concentrados e tentar alcançar sexta-feira um bom jogo e um bom resultado".

O encontro de sexta-feira com o Marítimo, no Dragão, assinala a estreia de Lopetegui em jogos oficiais pelo FC Porto, que o treinador espanhol considera de desafio "magnífico" que assumiu com "muita vontade e ambição".

Lopetegui pretende que todos os seus jogadores deem sempre o máximo e sejam protagonista, no sentido de assumir o jogo, e acredita que a margem de progressão do atual plantel os "dragões" é enorme.

Neste momento, refere, o FC Porto está contente com os jogadores do plantel e, independentemente de sair ou chegar mais alguém, é com eles que conta para a estreia frente ao Marítimo.

O FC Porto e o Marítimo defrontam-se a partir das 20:00 de sábado, em jogo da primeira jornada da I Liga de futebol, que será arbitrado por Carlos Xistra (Castelo Branco).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.