Mais de 400 bombeiros combatem incêndio em Talhadas, Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jul (Lusa) -- O incêndio em Talhadas, Sever do Vouga, distrito de Aveiro que tinha sido dado como dominado por volta das 22:00 de sexta-feira, reacendeu e está a ser combatido por mais de 400 bombeiros, adiantou a Proteção Civil.

De acordo com as últimas atualizações disponíveis na página na Internet da Proteção Civil, o fogo está ativo em uma frente, consome uma área florestal e os 401 bombeiros no local estão a ser apoiados por quatro meios aéreos e 104 veículos operacionais.

O incêndio deflagrou na madrugada de sexta-feira e chegou a ter três frentes ativas ao longo do dia, tendo mobilizado meios de combate de Lisboa, Coimbra, Porto e Guarda.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou na sexta-feira todos os distritos de Portugal continental em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de cinco, devido ao risco de incêndio florestal "muito elevado".

O alerta laranja vai prolongar-se-á até às 23:59 de domingo.

Segundo a ANPC, o nível laranja do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) pressupõe um reforço de medidas que garantam um estado de prontidão elevado para a intervenção.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas superiores a 40 graus nas regiões do vale do Tejo e interior sul, além dos valores da humanidade não ultrapassarem os 20 por cento, mantendo-se também baixos durante a noite.

O IPMA prevê ainda que o vento possa soprar forte nas terras altas do Norte e Centro ao fim da tarde e durante a noite.

IMA (CMP) // GC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.