Turismo Porto e Norte aposta em turismo religioso judaico promovendo sinagoga

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 jul (Lusa) -- O turismo religioso judaico é a nova aposta da entidade Turismo Porto e Norte que vai incluir a Sinagoga do Porto nos seus roteiros e plataformas digitais, fruto de um protocolo com a Comunidade Israelita local.

O protocolo, a ser assinado na próxima quinta-feira na sinagoga Kadoorie Mekor Haim, tem por objetivo valorizar, promover e divulgar a sinagoga, todo o seu espólio e testemunhos da presença judaica no Porto e Norte de Portugal, no sentido de incrementar as visitas ao referido templo.

O trabalho entre os dois parceiros começou há cerca de dois meses e a Porto e Norte já encetou contactos com vários operadores turísticos e agências de viagens para promover a sinagoga, o que teve uma "grande aceitação", disse à Lusa Marco Sousa, diretor do departamento religioso daquela entidade.

Num primeira fase, a Porto e Norte irá incluir aquele edifício em todas as lojas interativas, roteiros turísticos e material promocional, para além de proceder à sua divulgação junto de autarquias e associações empresariais.

"Numa segunda fase irão realizar-se visitas de operadores especializados ao local", explicou o responsável da Porto e Norte segundo o qual foi verificado um grande interesse dos mercados europeu e norte-americado pela cultura judaica em Portugal.

Inaugurada em 1938, ainda durante a II Guerra Mundial, aquela que é a maior sinagoga da Península Ibérica abre agora as portas aos turistas, não só para transmitir a sua história (albergou judeus que praticavam a sua fé e costumes em segredo), mas também para promover a "difusão dos valores judaicos e a compreensão do Judaísmo religioso e histórico", explicou à Lusa Isabel Ferreira Lopes, vice-presidente da Comunidade Israelita do Porto.

A Comunidade Israelita do Porto foi fundada em 1923 pelo capitão Barros Basto (alvo de segregação em 1937) e por judeus provenientes da Europa Central que residiam na cidade.

"Na esteira das comunidades judaicas de São Petesburgo, Praga e de países como Roménia, Holanda e França, também esta comunidade decidiu abrir as portas da sinagoga a turistas de todas as nações, fora dos dias reservados para a prática religiosa", acrescentou a porta-voz.

A assinatura do protocolo está agendada para dia 11 de julho, pelas 11:00, na biblioteca da sinagoga.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.