Governo: Ribeiro Castro (CDS-PP) quer que confiança "abalada" seja "restabelecida"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jul (Lusa) - O ex-líder do CDS-PP Ribeiro e Castro defendeu hoje que a confiança que foi "abalada" com a crise no Governo seja "restabelecida", lamentando os acontecimentos, que atribuiu à "política espetáculo".

"Lamento o que se passou, acho que não se devia ter passado e espero que a situação seja resolvida. Isso depende muito da avaliação que o senhor Presidente da República fizer, dos contactos que fizer com os partidos e personalidades e estou certo que o senhor Presidente da República velará pela apreciação da consistência da solidez da solução, mas é muito importante que essa confiança que foi abalada seja restabelecida", afirmou Ribeiro e Castro.

O antigo líder e deputado democrata-cristão falava aos jornalistas à saída do Conselho Nacional do CDS-PP.

"Eu acho que a crise que estamos a viver é uma crise da política espetáculo e do estado espetáculo, e para resolver os problemas do país precisamos de desenvolver uma outra forma de fazer política, mais centrada nos objetivos e nas prioridades do país", defendeu.

"O sobressalto que passámos esta semana, que teve grandes consequências, e que ainda estamos por encerrar, era melhor que não o tivéssemos passado", reiterou, afirmando estar mais interessado na "solidez das soluções" do que no que "fica bem na fotografia".

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, apresentou sexta-feira ao Presidente da República "o entendimento político alcançado com o líder do CDS-PP", Paulo Portas, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do executivo.

As direções do PSD e do CDS-PP vão ter uma reunião hoje, ao final da tarde, na sequência da qual será feita uma declaração, adiantou a mesma fonte.

Paulo Portas pediu a demissão de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, depois de Vítor Gaspar se ter demitido de ministro de Estado e das Finanças e de ter sido substituído por Maria Luís Albuquerque, alteração na composição do Governo PSD/CDS-PP que foi divulgada na segunda-feira e que não agradou a Portas.

ACL // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.