Presidente de Vieira do Minho diz que antecessor (PS) contratou "a torto e a direito"

| Norte
Porto Canal / Agências

Vieira do Minho, 11 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Vieira do Minho acusou hoje o anterior executivo (PS) de ter contratado funcionários "a torto e a direito" antes das eleições, deixando o município com um quadro de pessoal "excedentário e financeiramente insustentável".

António Cardoso, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, disse ainda que, mesmo assim, o atual executivo não procedeu a qualquer despedimento, apenas não tendo renovado alguns contratos a pessoal que estava na Empresa Pública Municipal de Águas, Resíduos e Equipamentos (EPMAR).

"Antes das eleições, e para caçar votos, o PS andou a contratar pessoal a torto e a direito, deixando a Câmara com um quadro excedentário e financeiramente insustentável, e agora ainda tem o descaramento de nos vir acusar de estarmos a fazer despedimentos, quando sabe que isso é pura mentira", sublinhou o presidente da Câmara.

O PS, liderado pelo anterior presidente da Câmara, Jorge Dantas, acusou a Câmara de despedir 26 dos 43 trabalhadores da EPMAR, com critérios meramente político-partidários.

"Quem não apoiou António Cardoso na campanha vai para o desemprego", refere um comunicado do PS.

O presidente da Câmara garantiu que foi aberto concurso público para contratar 17 daqueles trabalhadores, tendo a prioridade sido atribuída aos mais antigos na casa.

"Todos os que tinham mais de 10 anos ficaram, a esmagadora maioria dos que tinham entre cinco e 10 anos também ficou e ainda ficaram alguns, poucos, com menos de cinco anos", garantiu, negando qualquer critério partidário.

Para hoje, esteve agendada uma manifestação dos trabalhadores cujo contrato não foi renovado, mas o protesto acabou por não acontecer.

Maria do Céu Gonçalves, uma das dispensadas, disse que "houve ameaças" por parte da Câmara e os trabalhadores "ficaram com medo", pelo que decidiram cancelar a manifestação.

As "ameaças" foram desmentidas pelo presidente da Câmara, que garantiu que não houve qualquer contacto entre as partes.

Para o PS, o atual "despedimento coletivo" indicia que a Câmara se está a preparar para "privatizar" a recolha do lixo, mas António Cardoso negou, garantindo que essa hipótese nunca esteve em cima da mesa.

Cardoso lembrou ainda que o PS deixou o município com dívidas que ascendem a 20 milhões de euros, numa situação de "descalabro financeiro" que "tem muito a ver" com a contratação exagerada de funcionários.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.