Homicida de português morto em Londres condenado a prisão perpétua

| País
Porto Canal / Agências

Crawley, Reino Unido, 11 ago (Lusa) - O arguido Daniel Palmer foi hoje considerado culpado de agredir até à morte João Esteves, apenas quatro dias após o português ter chegado a Londres, em busca de emprego, e condenado a prisão perpétua. 

A sentença foi determinada hoje pelo juiz Jonathan Scott-Gall, que estabeleceu a prisão perpétua e um mínimo de 15 anos de prisão efetiva, após o júri ter dado um veredicto de culpado por homicídio, noticiou o jornal Crawley News, na sua página eletrónica. 

O júri tivera a alternativa de deliberar um veredicto de homicídio involuntário pois, durante o julgamento, o arguido de 24 anos confessou ter esmurrado várias vezes e estrangulado o português, mas em defesa própria. 

Segundo o relato do britânico, Esteves abordou-o de madrugada, numa rua de Crawley, localidade a cerca de 50 quilómetros a sul de Londres, primeiro para pedir tabaco, tendo depois exigido dinheiro e o telemóvel.

"Eu estava assustado. Para ser sincero, eu sabia bem o que iria acontecer. Como ele disse que tinha uma faca eu tive imediatamente receio pela minha segurança", alegou o arguido, citado pelo jornal Crawley News. 

Palmer afirmou que, após o português pedir desculpa, desistiu de chamar uma ambulância e aceitou ajudá-lo, mas um novo ataque levou-o a defender-se com um fio que usou para apertar o pescoço do agressor. 

Ao ver que João Esteves não se mexia, o arguido disse ter ficado "assustado" e "desesperado", pedindo a dois transeuntes que chamassem os serviços de emergência antes de abandonar o local.

"Eu sei que a coisa certa a fazer seria chamar uma ambulância e terei de viver com isso para o resto da minha vida", lamentou, ao ser confrontado pela acusação. 

O procurador Paul Valder, porém, pôs em causa a veracidade desta narrativa e pediu uma condenação por homicídio, pois foi uma mulher sem-abrigo que encontrou o português inconsciente no chão e pediu ajuda. 

Além de ter cadastro criminal e passado tempo na prisão, Daniel Palmer já tinha agredido nessa noite uma outra pessoa, razão pela qual tinha sido expulso de um "pub" em Crawley.  

Pelo contrário, o português, segundo Valder, foi descrito por outras testemunhas como estranho, mas simpático e bem-educado. 

O procurador questionou, citado pelo mesmo jornal, como é que "o pobre e desalinhado senhor Esteves assustou tanto Palmer que o fez esmurrá-lo, não uma vez mas duas vezes e deitá-lo ao chão". 

Nas alegações finais, lembrou ainda as fotografias e um vídeo, encontrados no telemóvel do arguido, com o português no chão, a tossir e a gemer, e os testemunhos de próximos do britânico. 

Amigos e familiares de Palmer descreveram, durante o julgamento, os telefonemas do arguido durante a madrugada, a pedir petróleo para eliminar o ADN que tivesse ficado no corpo da vítima.

Foi ainda mencionado que Palmer voltou ao local do crime várias vezes e falado com agentes da polícia, mas que recusou prestar declarações quando foi detido posteriormente naquele dia. 

João Esteves, de 45 anos, natural da região de Lisboa, tinha chegado de avião a Londres, apenas quatro dias antes, a 15 de janeiro, para procurar emprego. 

Segundo apurou a polícia do condado de Sussex, voltou ao aeroporto dois dias depois, onde dormiu enquanto procurava uma forma de pagar um bilhete de regresso. 

À segunda noite, agentes da polícia e funcionários de Gatwick encaminharam-no para uma instituição que dá apoio a pessoas sem-abrigo. 

A Crawley Open House, porém, terá recusado guarida, por já não ter camas disponíveis, quando João Esteves chegou, pouco depois das 22:00. 

Os funcionários da organização de solidariedade deram ao português uma bebida quente, comida e agasalhos e aconselharam-no a permanecer do lado de fora do portão até à hora de reabertura do centro, na manhã seguinte. 

O português foi encontrado inconsciente pela polícia pouco tempo mais tarde, às 03:25 horas de domingo, num beco próximo. 

Ainda foi assistido por paramédicos, antes de ser transferido para o Royal Sussex County Hospital em Brighton, mas acabou por morrer. 

A autópsia realizada confirmou que os ferimentos graves na cabeça, junto ao olho e boca, terão sido a causa principal, porém o médico legista Nathaniel Cary admitiu que os níveis elevados de álcool no sangue possam ter contribuído para a morte. 

BM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.