Deputados do PS questionam Governo sobre construção de variante Viseu/Sátão

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 11 ago (Lusa) -- Os deputados do PS eleitos por Viseu anunciaram hoje ter questionado o governo sobre a construção da nova ligação entre Sátão e Viseu, uma variante alternativa à Estrada Nacional (EN) 229, que está "completamente congestionada de trânsito".

Na pergunta endereçada ao ministro da Economia, os deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais referem que a circulação na EN 229 "atinge a rutura nos meses de verão", sobretudo de manhã e ao final da tarde, sendo os condutores "confrontados com quilómetros intermináveis de filas".

Os socialistas lembram que não é a primeira vez que questionam o governante sobre este assunto e dizem que, "até hoje, nenhuma resposta foi concludente, nenhum cronograma concreto foi assumido".

"O que se conhece do Governo são palavras proclamatórias, mas a verdade é que em vez da obra temos uma situação na 229 cada vez mais caótica", sublinham.

José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais consideram que "esta situação de engarrafamento permanente de trânsito nada melhorou com as obras de requalificação do piso, de semaforização e de traçado" desenvolvidas há poucos anos.

"Também não era esse o objetivo, uma vez que esse passava pela construção de uma nova via, designada de variante à EN 229 entre Sátão e Viseu", recordam.

No entanto, apesar de o processo para a construção da variante estar em curso desde 2011, "com a avaliação ambiental já desenvolvida e concluída há cerca de dois anos", nada se sabe sobre o seu futuro "que não sejam declarações avulsas e completamente incoerentes, por parte da tutela", lamentam.

Os deputados recordam que, relativamente a uma pergunta que tinham feito em fevereiro de 2013, receberam a resposta do ministro de que "a prioridade de materialização da ligação em causa encontra-se a ser avaliada no âmbito do Plano de Proximidade 2014".

Já o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse que "esta ligação deve contar com a participação das câmaras de Viseu e de Sátão e até dos agentes económicos, situação que causou estranheza, uma vez que se trata de uma estrada nacional", acrescentam.

Neste âmbito, os socialistas querem saber se o Governo "tem a exata noção da situação caótica que se vive diariamente na atual EN 229 entre Viseu e Sátão e do constrangimento que isso provoca às pessoas e à economia da região" e qual o cronograma de execução da prometida variante.

"O Plano de Proximidade 2014, a que aludiu o gabinete de vossa excelência na resposta aos deputados do PS, já está elaborado? E, em caso afirmativo, a construção da variante à EN 229 faz parte desse plano?", questionam.

José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais perguntam, também, "qual é exatamente o conteúdo do modelo avançado pelo secretário de Estado dos Transportes quando fala do envolvimento das duas autarquias e dos agentes económicos na construção desta ligação" e se não se trata apenas "de mais uma manobra dilatória".

A EN 229 é muito usada por pessoas dos concelhos do Sátão, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono, Tabuaço e S. João da Pesqueira, no distrito de Viseu, e Aguiar da Beira e Trancoso, no distrito da Guarda, quer nas deslocações para a cidade de Viseu, quer como acesso às autoestradas A24 e A25.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.