Incêndias: Fogo em Talhadas, Aveiro, dominado - Proteção Civil

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, 05 jul (Lusa) - O incêndio em Talhadas, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, que está a ser combatido há mais de 20 horas, foi dado como dominado cerca das 22:00, segundo o comandante distrital de proteção civil de Aveiro.

"Agora estamos numa fase de rescaldo e consolidação, em que ainda existem muitos pontos quentes. A grande vantagem é o arrefecimento noturno", disse à agência Lusa José Bismarck, que falava no posto de comando localizado em À-dos-Ferreiros, Águeda.

O comandante distrital de Proteção Civil de Aveiro admitiu, contudo, que são esperados reacendimentos e reativações durante a noite, devido ao aumento do vento de Leste, por volta das 23:00.

"Iremos ter reacendimentos e reativações e vamos ter de ter capacidade para os resolver", adiantou o mesmo responsável, acrescentando que irão ficar durante toda a noite no terreno cerca de 200 bombeiros.

José Bismarck referiu ainda que tem havido uma rotatividade dos meios no terreno. "Os [homens] que entraram esta madrugada vão descansar e estão a entrar meios novos descansados e alimentados. Até a estrutura de comando está refrescada", explicou.

O incêndio teve início em Doninhas, Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, e pela força do vento de Leste rapidamente se propagou ao vizinho concelho de Águeda, onde chegou a ameaçar algumas casas nas aldeias de Macida e Moita.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, no combate às chamas estão envolvidos 420 homens, apoiados por 133 viaturas.

JYDN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.