Risco muito elevado de incêndio em 18 concelhos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 ago (Lusa) -- Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Monchique, Loulé e Alcoutim (Faro), Alcácer do Sal, Grândola e Sesimbra (Setúbal), Mação, Sardoal, Vila Nova da Barquinha e Tomar (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Covilhã e Belmonte (Castelo Branco), Guarda e Sabugal (Guarda).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Vila Real, Viseu e Bragança estão também em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 35 incêndios, que foram combatidos por 786 bombeiros, com o apoio de 196 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em alguns locais da região sul, em especial no litoral, e períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e no barlavento algarvio, sendo moderado a forte a partir do início da tarde a sul do Cabo Carvoeiro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, pequena descida da temperatura mínima no litoral norte e subida da máxima nas regiões do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Leiria prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, Castelo Branco 33º, Évora e Beja 32º, Portalegre 31º, Bragança e Faro 29º, Porto e Viana do Castelo 23º, Viseu 28º, Viseu, Funchal, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 27º e Ponta Delgada 26º.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).