FC Porto vence West Bromwich com dois golos de Jackson e um de Casemiro

FC Porto vence West Bromwich com dois golos de Jackson e um de Casemiro
| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto encerrou hoje o estágio de pré-temporada em Inglaterra com um triunfo (3-1) frente ao West Bromwich Albion, em jogo de estreia para o guarda-redes Andrés Fernández, marcado ainda por dois golos de Jackson Martinez.

Numa partida em que o FC Porto dominou desde o minuto inicial, com posse e circulação de bola, embora sem grandes situações de perigo, o empate a 1-1 ao intervalo, com golos a nascer de erros defensivos, acabou por não traduzir o que se passou no relvado.

Na segunda parte, a verdade do jogo foi reposta com dois golos do colombiano Jackson Martinez, em apenas três minutos, aos 49 e 52, e pela mão cheia de ocasiões criadas e resolvidas quase sempre pelo guarda-redes dos "baggies" Ben Foster.

O FC Porto operou seis alterações em relação ao "onze" que apresentou frente ao Everton (1-1), com especial destaque para a estreia do guarda-redes espanhol Andrés Fernández, que remeteu para o banco o brasileiro Fabiano, e marcado ainda pela ausência de qualquer jogador português.

Reyes, Casemiro, Brahimi, Jackson Martinez e Cristian Tello foram, em relação ao jogo de há uma semana com o Everton, os restantes jogadores chamados à titularidade pelo espanhol Julen Lopetegui, que apresentou uma equipa com cinco "reforços".

O "capitão" Jackson Martinez, que evitou a derrota frente ao Everton, ao apontar o golo do empate (1-1), deu o primeiro sinal de perigo para os "dragões" logo aos dois minutos, mas o remate saiu ao lado da baliza defendida por Ben Foster.

Em partida de sentido único em direção à baliza do West Bromwich, e depois de várias situações de perigo criadas pelos "dragões", o FC Porto chegou à vantagem por Casemiro, aos 22 minutos, na sequência de um canto de Tello.

O West Bromwich só à passagem da meia hora conseguiu chegar à baliza do FC Porto, numa tentativa de chapéu de Saido Berahino, após falha dos centrais portistas, que o guarda-redes Andrés Fernández resolveu com uma enorme "mancha".

Nos minutos finais da primeira parte, o West Bromwich (17.º classificado da Liga inglesa 2013/14), adotou uma postura mais atrevida, obtendo o empate aos 40 minutos, por Jonas Olsson, num cabeceamento a um canto apontado por Chris Brunt, que deixou muitas dúvidas sobre se a bola terá atravessado a linha de baliza.

Ricardo Quaresma, Rúben Neves e Ádrian Lopez foram chamados por Julen Lopetegui para a equipa na segunda parte e foi necessário esperar apenas uns minutos para a alteração render os seus frutos.

Quaresma arrancou de trivela o cruzamento para o golo de Jackson Martinez, aos 49 minutos, e, três minutos volvidos, a centro milimétrico de Alex Sandro, o colombiano bisou e elevou para 3-1.

O FC Porto, a seis dias de iniciar a Liga frente ao Marítimo, no Dragão, despediu-se de Inglaterra com uma vitória confortável frente a uma equipa que colocou poucas dificuldades.

Jogo no Estádio The Hawthorns.

West Bromwich Albion - FC Porto, 1-3.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Casemiro, aos 22 minutos.

1-1, Jonas Olsson, 40.

1-2, Jackson Martinez, 49.

1-3, Jackson Martinez, 52.

Equipas;

- West Bromwich; Ben Foster, Andre Wisdom, Craig Dawson, Jonas Olsson, Sebastien Pocognoli, Chris Baird, Graham Dorrans, Youssouf Mulumbo, Chris Brunt, Craig Gardner e Saido Berahino.

Jogaram ainda Victor Anichebe, Stephane Sessegnon e Claudio Yacob

Treinador: Alan Irvine.

- FC Porto; Andrés Fernández, Danilo, Maicon, Diego Reyes, Alex Sandro, Hector Herrera, Casemiro, Brahimi, Óliver, Cristian Tello e Jackson.

Jogaram ainda Quaresma, Rúben Neves, Ádrian Lopez, Ricardo Pereira, Juan Quintero, Evandro, José Angel e Sami.

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro: Neil Swarbrick (Inglaterra).

Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: cerca de 9 mil espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.