Vagos revive outorga do foral manuelino

| País
Porto Canal / Agências

Vagos, 08 ago (Lusa) - A Câmara de Vagos vai comemorar os 500 anos da outorga do foral manuelino, com uma recriação histórica no Largo do Município, uma feira quinhentista, e uma conferência sobre esse momento fundacional do concelho.

Com o apoio da comunidade local, nos dias 16 e 17 vão ser recriadas algumas das vivências da época num mercado quinhentista, com artesãos, mercadores e místicos, que vão apresentar-se com produtos, materiais e conhecimentos representativos da época medieval.

Associações e coletividades locais dinamizarão Uma área de degustação de ementas e produtos gastronómicos típicos será dinamizada por associações e coletividades locais, enquanto os mais pequenos poderão ficar a conhecer e divertir-se com os jogos e brincadeiras da época.

O momento alto da comemoração será a recriação histórica da outorga do Foral de Vagos, que está ser preparada em articulação com o Grupo de Teatro "O Fantástico"e que terá lugar no domingo, dia 17.

O programa comemorativo encerra no dia 28, com uma palestra sobre o tema "500 anos da outorga do Foral de Vagos", orientada por Maria Alegria Marques, e "uma viagem no tempo com a música", na Igreja Matriz de Vagos, em que participam elementos da Banda Vaguense.

"Para além da comemoração e da valorização de um acontecimento histórico único, para a comunidade de Vagos e para o Município, a Câmara Municipal pretende que o evento seja um grande momento de envolvimento da comunidade e uma oportunidade de enriquecimento das associações locais, através do contacto e troca de experiências e saberes com outros agentes culturais e com os seus munícipes", refere uma nota informativa.

A autarquia reserva às associações e coletividades um "papel preponderante na dinâmica das atividades do programa das comemorações", facultando ainda a possibilidade de participarem em ações de formação nas áreas da música, da dança ou da representação.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".