DGS divulga esta tarde medidas concertadas sobre o Ébola com a Europa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A diretora-adjunta da Direção Geral de Saúde disse hoje à Lusa que a entidade vai divulgar esta tarde uma posição concertada com os parceiros europeus sobre a declaração de estado de emergência mundial de saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a epidemia de Ébola, registada na África Ocidental, onde já matou perto de mil pessoas, "emergência de saúde pública de carácter mundial".

"Estamos a concertar posições com os países que são nossos parceiros europeus, estamos a analisar bem o documento [divulgado hoje de manhã pela Organização Mundial da Saúde] e iremos emitir um comunicado às 16:00", garantiu Graça Freitas.

Escusando-se a adiantar que medidas poderão ser tomadas por Portugal ou pela Europa, a diretora adjunta da DGS referiu que os responsáveis da DGS estiveram "nos últimos dois dias em audioconferência com os parceiros europeus" para concertar uma posição.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu hoje à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ébola, a pior em quatro décadas.

Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental mais atingidos pela epidemia - Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Nigéria - "não têm meios para responderem sozinhos" à doença e pediu "à comunidade internacional que forneça o apoio necessário".

PMC (EJ) // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".